ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Alves, Cristina Isabel ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Beatriz Albino de Castro MachadoPublication . Machado, Beatriz Albino de Castro; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel ferreiraO presente relatório de estágio reflete o percurso formativo desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, habilitando para um perfil duplo docente. Este documento procura evidenciar as competências e aprendizagens adquiridas, articulando saberes científicos, pedagógicos e didáticos com os documentos normativos, de modo a promover uma postura crítica, reflexiva e aberta à mudança, consciente de que a identidade profissional docente está em constante evolução. Ao longo deste percurso, destaca-se a importância da aprendizagem cooperativa, explorando os seus cinco princípios fundamentais, articulando com a exploração do tema “O respeito” no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a gestão de conflitos entre pares, a frustração e o manuseamento do livro físico na Educação Pré-escolar. As práticas educativas implementadas procuram seguir uma abordagem inclusiva, valorizando o papel ativo da criança na construção do seu conhecimento e o docente como mediador do processo de aprendizagem. Além disso, a metodologia de investigação-ação orientou todo o processo, num ciclo contínuo de observação, planificação, ação e reflexão, potenciando práticas inovadoras e ajustadas às necessidades do grupo. O trabalho colaborativo em díade pedagógica, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais revelou-se fundamental para o desenvolvimento de práticas contextualizadas, diferenciadoras e criativas, promovendo o desenvolvimento holístico das crianças e o crescimento pessoal e profissional do docente de perfil duplo, assegurando a continuidade educativa entre a educação pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.