ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Relatório de estágio Cláudia Sofia Pinto RodriguesPublication . Rodrigues, Cláudia Sofia Pinto; Alves, Cristina Isabel Ferreira; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um elemento central no processo de profissionalização docente com habilitação para um perfil duplo. Este documento visa apresentar uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo da mestranda, promovendo práticas pedagógicas intencionais, significativas e contextualizadas em ambos os níveis educativos. As intervenções foram orientadas por uma abordagem socioconstrutivista, alicerçadas na metodologia de investigação-ação, com ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão. Privilegiaram-se metodologias ativas centradas na criança, com especial destaque para a Metodologia de Trabalho de Projeto e a Rotação por Estações, que potenciaram aprendizagens significativas, diferenciadas e alinhadas com os documentos orientadores curriculares (OCEPE, AE, PASEO). A construção progressiva da identidade profissional foi fortalecida por uma reflexão sistemática, pelo diálogo constante com os agentes educativos e por um compromisso ético com a inclusão, a equidade e o bem-estar das crianças. O trabalho colaborativo, em particular com a díade, a equipa pedagógica e as famílias, revelou-se determinante para a co-construção de práticas educativas enriquecedoras e para a consolidação de uma cultura de participação. Este relatório evidencia, assim, a relevância do docente com perfil duplo na articulação entre ciclos, no fortalecimento da continuidade educativa e na implementação de práticas pedagógicas inovadoras, comprometidas com o desenvolvimento integral da criança.
- Relatório de Estágio de Ana Catarina Francisco GonçalvesPublication . Gonçalves, Ana Catarina Francisco; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito fundamental para a profissionalização docente, com foco no desenvolvimento de competências para um perfil duplo. A experiência formativa desenvolvida abrangeu os dois níveis de ensino, promovendo a construção da identidade profissional através da reflexão contínua, do trabalho colaborativo e da articulação entre a teoria e a prática. A prática educativa desenvolvida baseou-se na metodologia de investigação-ação, assente num paradigma socioconstrutivista que privilegia aprendizagens significativas, contextualizadas e centradas na criança. As atividades pedagógicas planificadas e implementadas foram orientadas por ciclos de observação, ação e reflexão, atendendo às necessidades e interesses dos grupos, assegurando a concretização dos princípios estabelecidos nos documentos curriculares orientadores. Destaca-se que as práticas educativas se basearam na utilização de metodologias ativas e de abordagens pedagógicas, destacando a Metodologia de Trabalho de Projeto. Por sua vez, o trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, designadamente, crianças, famílias, docentes cooperantes, supervisoras institucionais e o par pedagógico, revelou-se fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas intencionais, participativas e inclusivas. A articulação com a comunidade educativa e familiar permitiu a construção de ambientes de aprendizagem ricos e significantes, potenciando o envolvimento ativo de todos no processo educativo. Este relatório reflete, assim, uma experiência educativa intencional, crítica e transformadora, que contribuiu para a formação de uma profissional consciente, participativa e comprometida com a qualidade da educação.
- Relatório de Estágio de Catarina Alexandra da Silva RibeiroPublication . Ribeiro, Catarina Alexandra da Silva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente documento, intitulado Relatório de Estágio, reflete o percurso pedagógico desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Esta formação visa a obtenção do grau de Mestre com habilitação para a docência nas duas valências referidas. Desta forma, o relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência da mestranda, integrando saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo do percurso formativo, articulados com a legislação em vigor. Esta articulação permitiu desenvolver uma ação educativa fundamentada, crítica e reflexiva, centrada na criança enquanto sujeito ativo da sua aprendizagem. Destaca-se o trabalho colaborativo entre os diversos intervenientes, par pedagógico, docentes cooperantes, supervisoras institucionais, famílias e crianças, como elemento essencial para o crescimento profissional da mestranda e melhoria contínua das práticas educativas. As práticas pedagógicas implementadas foram sustentadas na metodologia de investigação-ação, desenvolvida em ciclos de observação, planificação, intervenção e avaliação, permitindo uma constante adaptação às necessidades e interesses das crianças. Além disso, a utilização de metodologias ativas como a Metodologia de Trabalho de Projeto promoveu aprendizagens significativas, reforçando a intencionalidade educativa e potenciando o desenvolvimento integral e holístico das crianças.
- Relatório de Estágio de Catarina Filipa da Silva AlmeidaPublication . Almeida, Catarina Filipa da Silva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, conduzindo à obtenção da habilitação profissional para o exercício da docência com perfil duplo. Desenvolvido em díade, o percurso formativo possibilitou a vivência de práticas pedagógicas em dois contextos educativos distintos, mas complementares, proporcionando uma visão integrada e articulada da educação. A Prática Educativa Supervisionada (PES) desenvolveu-se sob a orientação da metodologia de Investigação-Ação (I-A), assente num paradigma socio-construtivista que reconhece a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento. As práticas implementadas foram intencionais, reflexivas e diferenciadas, respondendo à diversidade dos grupos e promovendo aprendizagens significativas, em consonância com os documentos curriculares orientadores da prática educativa. Valorizou-se a participação ativa das crianças, das famílias e da comunidade educativa, numa lógica de corresponsabilização e partilha. A Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) assumiu especial relevância, promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos, centrados nos interesses e ritmos de cada grupo. O trabalho colaborativo com a díade e com as equipas pedagógicas revelou-se determinante na planificação, ação e avaliação das intervenções, favorecendo o desenvolvimento profissional partilhado. A reflexão crítica, presente ao longo de todo o percurso, constituiu o eixo estruturante da construção de uma identidade profissional ética, consciente e comprometida com a qualidade das práticas educativas. Assim, este relatório espelha uma trajetória formativa construída entre teoria e prática, onde a investigação, a escuta ativa, a intencionalidade pedagógica e o compromisso com a inclusão contribuíram para uma prática educativa transformadora.
- Relatório de estágio de Daniela Patrícia Ferreira LopesPublication . Lopes, Daniela Patrícia Ferreira; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente documento permite a profissionalização para um perfil duplo docente evidenciando o percurso formativo, investigatório e prático desenvolvido em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da Prática Educativa Supervisionada procurou-se desenvolver práticas educativas sustentadas na metodologia de investigação-ação e numa perspetiva socioconstrutivista, assente na articulação da teoria com a prática, centrando-se na construção ativa e contextualizada das aprendizagens. Assim sendo, procurou-se realizar práticas para e com a comunidade educativa e as famílias, reconhecendo o seu papel no desenvolvimento das crianças. Além disso, pretendeu-se promover aprendizagens significativas que permitissem atingir os objetivos previstos nos documentos orientadores curriculares da prática educativa, assegurando a intencionalidade pedagógica e a adequação às necessidades e interesses das crianças. Espelha-se, também, uma constante reflexão acerca das práticas educativas, que sustentam e alicerçam todo o processo de construção de uma identidade profissional. Ademais, todo este processo evolutivo e construtivista teve na sua génese o trabalho colaborativo entre pares e profissionais de diferentes áreas que potenciaram o enriquecimento da prática e da construção de conhecimento.
- Relatório de Estágio de Filipa dos Santos OliveiraPublication . Oliveira, Filipa dos Santos; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório incide sobre o percurso formativo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto, sendo um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. O presente documento reflete as experiências pedagógicas vividas nos dois contextos educativos, destacando a construção de práticas sustentadas em referenciais teórico-legais, numa perspetiva socioconstrutivista e holística. A prática foi orientada pela Metodologia de Investigação-Ação (I-A), possibilitando uma postura crítica, reflexiva e ética, apoiada num ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão. Na Educação Pré-Escolar, foi desenvolvido o projeto “Amigos do Mundo”, centrado nos interesses das crianças e com base na Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), promovendo aprendizagens significativas e interligadas em várias áreas do saber. No 1.º Ciclo, foram mobilizadas metodologias ativas como a Aprendizagem Cooperativa (AC) e a Rotação por Estações. O envolvimento das famílias e a colaboração entre todos os intervenientes — par pedagógico, docentes cooperantes, crianças/alunos e supervisoras — assumiu um papel central, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas e inovadoras. Ao longo do processo, foi promovido o desenvolvimento da identidade profissional da mestranda, enquanto educadora e professora crítica, comprometida com uma ação docente consciente, participativa e transformadora.
- Relatório de Estágio de Helena Couto CardosoPublication . Cardoso, Helena Couto; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio incide sobre a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como base a metodologia de Investigação-Ação. A intervenção da mestranda decorreu em dois contextos educativos distintos: uma sala de Educação Pré-Escolar e uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, permitindo uma abordagem holística do processo de ensino-aprendizagem. Este documento resulta da partilha de saberes e do trabalho colaborativo com o par pedagógico, os orientadores cooperantes e as supervisoras institucionais. Este diálogo sustentou-se nos referenciais teóricos e legais que valorizam a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento, tendo como princípios orientadores a intencionalidade pedagógica, a escuta ativa e o envolvimento das famílias. Para que tal fosse possível, a mestranda recorreu à Metodologia de Trabalho de Projeto, à Aprendizagem Cooperativa e ao modelo de Rotação por Estações que promoveram a participação ativa das crianças, tendo em conta as suas especificidades e a articulação entre os diversos agentes educativos. A intervenção pedagógica refletiu uma constante adaptação às necessidades e interesses das crianças, assegurando a equidade, a inclusão e o desenvolvimento de competências transversais como a autonomia, a criatividade e a cidadania. A reflexão crítica e metacognitiva realizada pela mestranda sobre o percurso desenvolvido revelou-se determinante para a consolidação da sua identidade profissional, evidenciando um compromisso com uma prática docente ética, reflexiva, colaborativa e centrada na criança, em consonância com os princípios de uma educação de qualidade, que se quer inclusiva e transformadora.
- Relatório de estágio de Inês Almeida SantosPublication . Santos, Inês Almeida; Alves, Cristina Isabel Ferreira; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, pertencente ao plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e constitui-se como um documento de profissionalização para um perfil duplo docente. Este relatório foca-se na descrição, análise e reflexão das práticas educativas desenvolvidas em ambos os contextos, mobilizando conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, articulados com os documentos orientadores curriculares. As práticas foram sustentadas numa perspetiva socioconstrutivista, através da metodologia de investigação-ação, permitindo uma intervenção sistemática, cíclica e ajustada ao contexto educativo. Privilegiou-se a promoção de aprendizagens significativas, centradas na criança como agente ativo do seu processo de desenvolvimento, cabendo ao docente o papel de mediador. A intencionalidade pedagógica esteve presente em todas as decisões educativas, assegurando a coerência com os objetivos definidos e as necessidades do grupo. O envolvimento da comunidade educativa e das famílias foi igualmente valorizado, numa lógica de cooperação e partilha, potenciando práticas mais ricas e contextualizadas. O trabalho colaborativo entre todos os intervenientes contribuiu para a construção de uma prática reflexiva e crítica. A reflexão, enquanto eixo estruturante de todo o processo, revelou- se essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, permitindo a construção progressiva de uma identidade docente sólida, consolidando competências para a docência de perfil duplo, comprometida com uma educação de qualidade e o sucesso dos alunos.
- Relatório de Estágio de Inês Gonçalves CarvalhoPublication . Carvalho, Inês Gonçalves; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é um requisito indispensável para a obtenção do grau de mestre com perfil duplo docente nas duas valências referidas e tem como principal propósito refletir a experiência pedagógica vivenciada pela mestranda na fase inicial da sua formação profissional. Face ao referido, este documento pretende refletir criticamente sobre a prática educativa, sustentada em pressupostos teóricos e nos documentos orientadores curriculares vigentes, com vista à sua melhoria, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação. Esta metodologia entende a formação docente como um processo cíclico e contínuo, adaptado às especificidades de cada contexto, apoiando-se na observação, planificação, ação, reflexão e avaliação das práticas. Paralelamente, a Metodologia de Trabalho de Projeto e a utilização de metodologias ativas permitiram promover aprendizagens significativas, centradas na criança enquanto agente do seu próprio desenvolvimento, segundo um paradigma socioconstrutivista. Além disso, neste percurso formativo, destacou-se a promoção do trabalho colaborativo entre os diversos agentes educativos: o par pedagógico, as crianças, as orientadoras cooperantes, as orientadoras institucionais, as famílias e a comunidade. Por sua vez, a valorização do envolvimento das famílias e da comunidade no processo educativo e a colaboração com todos os intervenientes supramencionados assumiram especial relevância no enriquecimento das práticas pedagógicas. Assim, a prática reflexiva da mestranda ao longo do percurso educativo permitiu que desenvolvesse saberes profissionais e pessoais essenciais no processo de construção da sua identidade profissional.
- Relatório de estágio de Mafalda Reis MarquesPublication . Marques, Mafalda Reis; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio reflete sobre o processo de formação realizado pelamestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de 1º Ciclo doEnsino Básico e da Educação Pré-Escolar. Desta forma, tem como propósito evidenciar ascompetências e aprendizagens adquiridas ao longo do percurso de formação, através damobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos fundamentais aodesenvolvimento da ação educativa. Para além disso, valoriza-se a integração dos referenciaisnormativos que orientam a prática docente, promovendo uma postura crítica, reflexiva eaberta à mudança, consciente de que a construção da identidade profissional é um processocontínuo e em constante evolução. Considerando a importância de uma intervençãopedagógica intencional, significativa e centrada na criança, destacam-se a construção depráticas educativas inclusivas, na qual a criança é reconhecida como agente ativo naconstrução do seu próprio conhecimento, enquanto o docente assume um papel de mediadorno processo de aprendizagem. Além disso, as práticas desenvolvidas foram alicerçadas naMetodologia de Investigação-Ação, organizada em ciclos dinâmicos de observação,planificação, ação e reflexão, contribuindo para uma intervenção inovadora, consciente esignificativa para todos os intervenientes. Ao longo deste relatório, evidencia-se igualmente arelevância do trabalho colaborativo estabelecido entre os diferentes atores educativos, adíade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Estas práticasvisam, simultaneamente, o desenvolvimento holístico das crianças e a construção do percursopessoal e profissional do futuro docente de perfil duplo, promovendo uma efetivacontinuidade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.