ESMAD - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESMAD - Dissertações de Mestrado by advisor "Alípio, Luís Manuel Félix"
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- Desenvolvimento de um videojogo 3D de realidade virtual com base nas narrativas indexicaisPublication . Santos, Bernardo José Pereira Ferreira dos; Oliveira, Lino; Alípio, Luís Manuel FélixOs videojogos são um tipo de media cada vez mais popular que cativa as suas audiências com experiências inovadoras e histórias imersivas. A narrativa de um jogo é um dos aspetos principais que toma o mesmo memorável e procurado. As narrativas indexicais focam-se na identificação da narrativa de um jogo através de objetos que impliquem ações num espaço de modo a tornar a experiência do jogador mais aliciante visto que obriga o mesmo a construir uma ideia sobre os possíveis acontecimentos na narrativa. Contudo, existem poucos estudos sobre a aplicação deste tipo de narrativas aos videojogos de realidade virtual. Este projeto tem como objetivo compreender se as narrativas indexicais são um conceito possível de ser aplicado aos videojogos 3D de realidade virtual. Através da produção de uma demonstração, este projeto propõe guiar o jogador num espaço virtual através de elementos indexicais e construir uma narrativa com os mesmos.
- A Esfera Imersiva – uma narrativa expandidaPublication . Meneses, José Eduardo Castro; Alípio, Luís Manuel Félix; Carvalho, Rodrigo Guedes deA importância de preservar o meio ambiente tem-se tornado cada vez mais uma realidade crescente na nossa sociedade. Na mesma proporção cresce, a necessidade de educar e sensibilizar as pessoas para esta realidade. Para captar a atenção e tocar as pessoas, no sentido de perceberem o quanto é importante que todos comecemos a dar o nosso contributo para um mundo menos poluído, um meio ambiente melhor, é preciso inovar! Para inovar, é preciso pensar e criar uma forma de mobilizar as pessoas, que de alguma maneira vejam e sintam a mensagem que queremos passar, só assim conseguimos despertar a atenção e a tal preocupação pretendida. Neste contexto, este projeto tem como objetivo sensibilizar o espectador e despertar nele a preocupação para a proteção do meio ambiente, para isso desenvolveuse uma animação com recurso à projeção video mapping. Onde foram realizados processos de modelação 3D, rigging, texturização, animação 3D, render, edição de vídeo e video mapping. Na primeira fase do trabalho sobre a ideia da preocupação ecológica, procuramos aprofundar o tema, analisando estudos já realizados sobre o mesmo. Procuramos orientações sobre aquilo que tem vindo a ser estudado sobre o assunto, e a forma como têm sido desenvolvidas essas investigações. Centramos a nossa pesquisa, na atualidade de informação do estado do meio ambiente, e nas atitudes para evitar tomar a poluição. Têm vindo a ser desenvolvido várias formas de incutir esta informação às pessoas e, é com base nessa informação que criamos as referências, bases de estudo e orientações que precisávamos, para dar seguimento ao nosso trabalho. O projeto está dividido em quatro partes essenciais: A introdução, onde apresentamos o tema em estudo e os seus objetivos. O estado da arte, onde expomos todas as pesquisas que foram feitas, demonstrando assim qual foi a base do nosso estudo, as referências que tivemos para definir o caminho a seguir ao longo do projeto. O desenvolvimento, onde vamos expor o que fizemos e como fizemos, detalhadamente. E por último a conclusão, onde declaramos todas as ilações que derivaram do desenvolvimento do projeto e perspetivas futuras. Deste estudo resultou uma animação 3D com projeção video mapping, que tem como foco principal, sensibilizar, e despertar a preocupação das pessoas para a importância de proteger o meio ambiente, adotando boas práticas comportamentais.
- Uma perspetiva "virtual" do passado cultural de Viana do CasteloPublication . Rolo, Damien; Leite, Luís; Alípio, Luís Manuel FélixAtualmente, é percetível que o património cultural enfrenta ameaças e, consequentemente, testemunhamos a perda de registos do nosso passado, muitas vezes de forma irrecuperável. Os recentes avanços tecnológicos proporcionaram o desenvolvimento de novas formas de documentação e visualização do património cultural, nomeadamente através de meios digitais e ambientes virtuais. Este projeto procura explorar precisamente o potencial dos ambientes virtuais para recriar o património cultural de uma forma imersiva. Desta forma, pretende-se combinar várias técnicas e tecnologias para reconstruir um exemplar de património cultural já inexistente. Tendo como objetivo a criação de uma narrativa interativa em realidade virtual em 3D combinando animação com captura de movimento, pretende-se proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva ao passado. Consiste no desenvolvimento de um ambiente virtual de um monumento arqueológico de Viana do Castelo nomeadamente o Forte do Cão, sendo este um monumento fundamental na defesa naval desta cidade no século XVII. Este projeto tem como objetivo principal a recriação do ambiente de um monumento cultural no passado, em particular do Forte do Cão, através de uma narrativa interativa em realidade virtual, demonstrando ao participante o funcionamento do forte na época da sua utilização.
- Vox Clamantis in DesertoPublication . Maia, Maurício Ferreira da Silva; Alípio, Luís Manuel FélixEste videojogo é uma narrativa interativa em primeira pessoa dentro de um ambiente digital 3D, no qual foram exploradas ferramentas procedurais para a sua criação. Vox Clamantis in Deserto é um Walking Simulator com o deserto como pano de fundo, nesse espaço inabitado existem fragmentos do passado, de tempos de fé e de crença. O jogador é convidado a explorar livremente uma civilização perdida do futuro e encontrar o seu legado. A batalha entre a crença religiosa e a crença científica é espelhada ao longo do videojogo, um confronto de ideias e condutas e as consequências de um mundo sem princípios e sem religião.