ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by advisor "Araújo, Sara de Barros"
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- Implementação de medidas de prevenção e controlo da pandemia Covid-19: A perspetiva da coordenação pedagógica na educação pré-escolarPublication . Coelho, Sara Raquel Oliveira; Araújo, Sara de BarrosFace aos tempos controversos que vivemos durante a pandemia por Covid-19 devido a todas as alterações que foram impostas, e tendo a plena consciência de que cada um se adaptou de diferentes formas a novas circunstâncias, tornou-se essencial escutar as perspetivas de quem enfrentou, numa das linhas da frente, grandes dificuldades e entraves no exercício da sua profissão, com efeitos nas vidas das comunidades educativas, das crianças e respetivas famílias. Pretendeu-se, com este estudo qualitativo, compreender a perspetiva da coordenação pedagógica da educação pré-escolar relativamente à implementação das medidas de prevenção e controlo da pandemia por Covid-19. Participaram neste estudo sete coordenadoras pedagógicas e foi através de entrevistas semiestruturadas que se pretendeu: conhecer as alterações efetuadas nas diferentes instituições decorrentes das medidas da Direção-Geral de Saúde, identificar as maiores dificuldades da equipa pedagógica na implementação das medidas, analisar o método de organização das equipas pedagógicas, conhecer as formas de envolvimento das famílias na implementação das medidas e, por fim, analisar o impacto das medidas na vida das crianças. Foram muitas as medidas implementadas, destacando-se as medidas de higienização/ventilação e o sistema de bolha que resultaram na alteração de atividades e projetos planificados, de espaços e de materiais pedagógicos. Todas essas alterações afetaram as relações entre pares e equipa pedagógica, ainda assim sem descurar os principais valores da educação pré-escolar. Foram destacadas como principais dificuldades a interação da equipa pedagógica e a adaptação do ambiente educativo, no entanto, foi possível também retirar vantagens da pandemia, tais como a diminuição dos casos de doença e as crianças passaram a ficar apenas o tempo necessário nas instituições. A própria relação e participação das famílias sofreu alterações, aliás, uma das prioridades das equipas foi manter a proximidade, por forma a não as deixar desamparadas e sem uma rede de apoio. Tudo isto impactou, obviamente, a vida das crianças. Se por um lado o número de casos de doença diminuiu, o confinamento impactou a nível motor, emocional e do desenvolvimento.