ESE - DPRM - Ensino de Música
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by advisor "Lopes, Carla"
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- As outras músicas nas práticas letivas da Formação MusicalPublication . Lemos, Frederico Castro; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria; Lopes, CarlaO presente relatório de estágio, intitulado "As Outras Músicas nas Práticas Letivas da Formação Musical" é realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada efetuada na Escola de Música da Póvoa de Varzim e inserido no Mestrado em Ensino de Música - Ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Este relatório apresenta-se em três capítulos. O primeiro capítulo começa por centrar a sua atenção na profissão docente, dado a sua importância no ensino e as principais dificuldades. De seguida, focamo-nos no polo de estágio, contextualizando a escola, os seus objetivos na comunidade e a sua oferta educativa. Nesta parte, abordamos as disciplinas responsáveis pela prática educativa em estudo, numa perspetiva de autonomia do professor. O segundo capítulo foca-se na Prática de Ensino Supervisionada, realçando alguns elementos base fundamentais como a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação e a reflexão (o elo de todos os elementos). O último capítulo, apresenta uma investigação que aborda alguns temas como: o professor de Formação Musical; uma breve evolução da disciplina e a utilização do repertório na sala de aula. Este enquadramento teórico complementa a utilização dos inquéritos por questionário realizados aos professores de Formação Musical, de forma a compreendermos a razão pela qual os docentes de música não recorrem ao repertório não-erudito nas aulas e se as estratégias desenvolvidas ao longo desta investigação poderão ser úteis para uma utilização mais predominante e eficiente do mesmo. Por fim, observamos que o uso do repertório erudito ainda permanece presente na prática letiva da disciplina. Contudo, existe uma maior preocupação, por parte dos docentes, em utilizar as outras músicas, tornando a disciplina de Formação Musical mais motivadora e cativante. De acordo com as respostas obtidas, constatou-se que a orientação estruturada da escuta, fornecida a partir desta investigação, ajudou a uma aproximação dos docentes ao repertório não erudito.
- Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativosPublication . Leitão, Inês Filipa Mangana; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria; Lopes, CarlaO presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática.