ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Diogo, Fernando Luís Teixeira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A importância das práticas de autoavaliação de uma organização escolar na consecução do seu projeto educativoPublication . Faria, Rui Manuel Pascoal; Diogo, Fernando Luís TeixeiraAvaliação na educação é uma necessidade básica para quem quer evoluir e procura a qualidade. A autoavaliação nas escolas constitui uma necessidade de introspeção e de reflexão sobre os seus processos e resultados, de forma a procurar o melhor caminho, funcionando como os sentidos de uma organização. No contexto educativo nacional a autoavaliação é uma imposição decretada, alinhada com quase todos os contextos educativos europeus e mundiais e uma necessidade básica para rentabilizar os recursos limitados e proporcionar a melhor informação de apoio à decisão. As organizações educativas são complexas, dependem muito do meio em que estão inseridas e dos seus atores. Nessa complexidade, as escolas que procuram soluções para os seus próprios problemas são aquelas que mais evoluem. E é nesse contexto que se situa este estudo. É através de um estudo de caso que se pretende compreender como é concebido e implementado o processo de autoavaliação de uma escola, de forma a verificar se é credível e eficiente, e contribui eficazmente para a consecução do seu Projeto Educativo. Para tal, recorreu-se à análise de documentos e à entrevista, de forma a perceber as conceções dos gestores/responsáveis pelo processo, cruzando essa informação com as evidências plasmadas nos seus documentos oficiais. Essas evidências são depois analisadas em confronto com várias conceções teóricas, procurando-se identificar os seus pontos fortes e algumas fragilidades, de modo a encontrar as melhores soluções para o aperfeiçoamento do processo e possibilitar o desenvolvimento da escola.
- O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus AlegretePublication . Lopes, João Batista Rodrigues; Diogo, Fernando Luís TeixeiraEm razão da obrigatoriedade imposta ao Estado de prestar contas daquilo que arrecada e desembolsa, e devido ao contundente clamor da sociedade em saber onde e como são aplicados os recursos do erário, o controle dos gastos se revela como práxis fundamental para a governo. O cidadão ao contribuir passa a figurar como stakeholder na gestão, um ator que deseja obter como retribuição serviços públicos de qualidade. Dentro desse contexto, emerge a magnitude da administração de custos, tema amplamente explorado no corrente exame, ciência que viabiliza o uso eficiente dos recursos destinados à educação pública. O estudo inclui a formalização da Demonstração do Resultado Econômico, expediente que permite apreciar se os recursos governamentais transferidos ao Campus Alegrete do Instituto Farroupilha estão sendo aplicados de forma eficiente, argumento que se constitui no objetivo principal da pesquisa. A investigação adota como método o estudo de caso no ambiente do IFFar e as técnicas de inquérito por questionário, inquérito por entrevista, análise documental e levantamento bibliográfico. Foi realizada uma coleta de preços junto às instituições privadas de ensino com o fito de balizar o custo de oportunidade. A exploração apresenta, em suma, um resultado econômico negativo, quando confrontadas as receitas atribuídas frente aos custos efetivados pelo IFFar. Metade do público-alvo pesquisado considera a accountability elaborada pelo IFFar de regular à insatisfatória, o que exibe a dificuldade da gestão em demonstrar que o emprego dos recursos públicos é conduzido de forma eficiente. O trabalho está subdividido em três capítulos e mais as considerações finais.