ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança by advisor "Borges, Ana Isabel Coelho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Indicadores de desempenho para a garantia da qualidade – Estudo de caso numa instituição de ensino superior portuguesaPublication . Teixeira, Ana Catarina Leite; Lima, Vanda Marlene Monteiro; Borges, Ana Isabel CoelhoA Declaração de Bolonha e os desenvolvimentos que lhe seguiram, vieram reforçar a premência das instituições de ensino superior (IES) implementarem sistemas internos de garantia da qualidade, baseados em referenciais internacionais. Estes sistemas são usualmente orientados para processos e envolvem a recolha e análise de dados sobre um vasto conjunto de indicadores de desempenho, associados ao ensino, investigação, relação com a sociedade, entre outros. Neste contexto, o presente projeto pretende dar um contributo ao nível da seleção e definição dos indicadores de desempenho mais relevantes, no contexto de uma IES. A estratégia de investigação usada foi o estudo de caso, que envolveu análises documentais e a aplicação de um questionário. Tendo por base, os resultados do projeto internacional SMART-QUAL, foi efetuada uma análise comparativa entre os indicadores de desempenho definidos pela IES em estudo e os indicadores apresentados neste projeto. Foi possível verificar que existe um grau de alinhamento dos indicadores da IES ao projeto SMART-QUAL, de 64%. Adicionalmente, tendo por base as perceções de partes interessadas da IES, recolhidas pelo questionário, foram identificados 4 novos indicadores, no domínio do ensino e aprendizagem, relevantes para a IES em estudo. A análise crítica final permitiu concluir que é possível o reajuste e a clarificação de alguns indicadores da IES em estudo, pelas propostas de indicadores apresentados no projeto SMART-QUAL, além de ser sugerida a redução dos indicadores definidos, em cerca de 21,5%, principalmente em indicadores de processos de suporte. O sucesso para a garantia da qualidade numa IES envolve o comprometimento das partes interessadas e a definição e monitorização de indicadores de desempenho relevantes para o cumprimento da sua missão. Neste contexto, este projeto dá um contributo significativo para o sucesso e melhoria de sistemas de gestão de IES.