ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Bessa, Rui Manuel Pereira da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Música como linguagem artística de expressão, criatividade e afeto: repensar as práticas pedagógicas na educação de infânciaPublication . Fernandes, Raquel Ferreira; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Bessa, Rui Manuel Pereira da SilvaO presente Relatório de Estágio (RE) enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e reflete o percurso formativo da mestranda, em contextos de Creche e Educação Pré-Escolar (EPE). Centrado na valorização da música como linguagem artística, este trabalho analisa o potencial expressivo, afetivo e criativo da experiência musical na infância, bem como o seu contributo para o bem-estar e desenvolvimento global da criança. A partir de uma abordagem participativa e de uma perspetiva que reconhece a criança como sujeito de direitos, a mestranda desenvolveu propostas musicais que privilegiaram a escuta, a improvisação e o movimento, favorecendo a autonomia, a sensibilidade e o envolvimento. Inspiradas na abordagem de Reggio Emilia e nas teorias do desenvolvimento musical da criança, as ações pedagógicas foram concebidas como experiências abertas, esteticamente cuidadas e potenciadoras de vínculos afetivos. A prática educativa revelou-se como um espaço de investigação e reflexão, onde se procurou responder aos interesses das crianças e superar algumas limitações descritas na literatura, promovendo ações pedagógicas que tentaram ser inovadoras. A música foi entendida não como uma atividade ocasional ou funcional, mas como uma linguagem essencial ao desenvolvimento da expressão, da criatividade e da relação afetiva. Este relatório evidencia a importância de criar contextos educativos mais sensíveis, onde as múltiplas linguagens da infância - com destaque para a musical - sejam reconhecidas e promovidas de forma intencional. Através da análise das experiências vividas e da fundamentação teórica que as sustentou, a mestranda propõe uma visão da educação artística como eixo central de uma pedagogia humanizadora, reflexiva e transformadora, valorizando a arte como uma forma de ser e estar no mundo.