ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Araújo, Sara Barros"
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- Relatório de estágio da prática educativa supervisionada de Cristina Maria Miranda AguiarPublication . Aguiar, Cristina Maria Miranda; Araújo, Sara BarrosO presente relatório de estágio da Prática Educativa Supervisionada apresenta e analisa o desenvolvimento profissional da mestranda, a partir de ações desenvolvidas em contexto de creche, com crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses, e em contexto de educação pré-escolar, com um grupo de crianças heterogéneo ao nível da faixa etária (dos quatro aos seis anos). De forma a fundamentar os processos educativos, serão expostos diversos pressupostos teóricos e legais que serviram de apoio e sustento no estágio nas duas valências. São descritos e analisados os diversos processos inerentes à metodologia de investigação-ação (IA) nomeadamente a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, fundamentais para o desenvolvimento profissional da mestranda e orientadores da sua ação. Este relatório aborda questões relacionadas com o papel do educador de infância, constando também nele as dificuldades, ansiedades e problemas com que se deparou ao longo da prática profissional, e as reflexões que daí surgiram, em prol de uma melhoria da sua ação. Este documento destaca ainda a imagem da criança, como um ser único e competente, que tem direito a ser escutado e respeitado, e que detém capacidade de ser sujeito e agente do desenvolvimento das suas aprendizagens.
- Relatório de estágio de Inês Filipa Amador GomesPublication . Gomes, Inês Filipa Amador; Araújo, Sara BarrosO presente relatório de estágio (RE) desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de Creche e Educação Pré-Escolar (EPE), integrada no plano de estudos do Mestrado em EPE. Este documento visa apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação, considerando os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como, os pressupostos teóricos e legais que sustentaram as práticas realizadas. A mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação, que sustentou os processos educativos como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. Estes princípios contribuíram para a aprendizagem das competências profissionais da mestranda, possibilitando o desenvolvimento de uma ação contextualizada e enriquecedora, contribuindo para uma aprendizagem significativa e desenvolvimento das crianças. A mestranda, teve ainda em consideração, as aprendizagens adquiridas durante a realização deste mestrado que permitiram a construção de saberes relevantes para a realização da PES e para a sua formação profissional. Ao longo deste documento, salienta-se também a importância do trabalho colaborativo entre todos os intervenientes dos contextos educativos, permitindo realizar práticas diferenciadoras, desenvolver competências holísticas das crianças, promovendo o crescimento tanto a nível pessoal como a nível profissional da mestranda. Posto isto, a PES foi concretizada numa perspetiva pedagógica socioconstrutivista, inclusiva e equitativa, no qual a criança foi o centro da ação educativa e agente da sua própria aprendizagem. Sabendo que a sociedade está em constante evolução, apesar de finalizar esta etapa, é imprescindível a continuação da formação profissional da mestranda, na aquisição de conhecimentos fulcrais, de forma a promover uma intencionalidade educativa e pedagógica de qualidade.
- Relatório de Estágio de Maria Ana Magalhães Aroso de FigueiredoPublication . Figueiredo, Maria Ana Magalhães Aroso de; Araújo, Sara Barros; Esteves, SusanaO presente relatório incide sobre o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de educação em Creche e Educação Pré-Escolar. Este documento visa abordar as competências e aprendizagens adquiridas durante os dois estágios profissionalizantes em ambos os contextos, mobilizando os documentos normativos e os conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos para o enriquecimento da prática educativa e promovendo uma atitude autocrítica face ao desempenho da mestranda. Considera-se a necessidade de planear a ação com intencionalidade, respeitando os interesses e necessidades da criança, tendo esta um papel ativo na construção do seu conhecimento e o educador um papel de mediador do processo de aprendizagem das crianças. As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se na utilização de princípios e modos operatórios da metodologia de investigação-ação, que promoveram um ciclo dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Esta metodologia fomentou uma atitude crítica e reflexiva por parte da formanda, contribuindo para a sua aprendizagem pessoal e profissional, para uma prática progressivamente enriquecida e, consequentemente, momentos de aprendizagens e desenvolvimentos holísticos das crianças. É, também, retratada a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre a equipa educativa, as crianças e as supervisoras institucionais, permitindo o desenvolvimento de práticas educativas intencionais, diferenciadas e contextualizadas. Com todos os conhecimentos e competências adquiridos durante o percurso formativo e com o seu culminar neste relatório, ressalva-se a necessidade e vontade de dar continuidade à mesma, mantendo uma postura autocrítica e reflexiva, de modo a promover uma evolução constante na prática futura.