ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by advisor "Cruz, Joana"
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- Idade D’ouro ativa (mente) Um projeto de Educação e Intervenção Social com pessoas adultas mais velhasPublication . Ribeiro, Ana Patrícia Félix Ferreira; Carvalho, Maria João; Cruz, JoanaO presente relatório apresenta o projeto de Investigação-Ação Participativa “Idade D’Ouro Ativa(mente)”, que contou com a participação de um grupo de adultos mais velhos, frequentadores do Programa Idade D’Ouro Ativa, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar. Este projeto teve como finalidade a criação de espaços de cidadania ativa e participação política na comunidade local com vista ao empoderamento de pessoas adultas mais velhas. Esta finalidade vai ao encontro do Modelo de Envelhecimento Ativo, proposto pela OMS, em prol de um processo de envelhecimento em que sejam garantidas a saúde, a participação e a segurança e que promova uma otimização da qualidade de vida dos adultos mais velhos (WHO, 2002). Para o efeito, foram definidos como objetivos gerais: ampliar a rede social e de suporte formal e informal dos adultos mais velhos; e incentivar os adultos mais velhos a desenvolver práticas de participação comunitárias. Para alcançar os objetivos elencados desenvolveram-se em coautoria três ações: “Conhecer para Empoderar”; “Os Filhos da Terra”; “Ainda Há Lugar Para a Mudança?”. Com o desenvolvimento destas ações, considera-se terem sido dados passos no sentido da transformação almejada, atendendo a que os elementos do grupo se constituíram e reconheceram como uma rede social e de suporte informal entre si. Simultaneamente, com a apresentação da peça de Teatro Fórum, foi possível promover a interação com diferentes atores da comunidade e a discussão sobre temas comuns. Neste sentido e, atendendo a que os participantes do projeto consideraram que o mesmo foi promotor do empoderamento para o exercício da sua cidadania, constata-se a pertinência da continuidade de projetos de intervenção e investigação, que possam permitir, além da participação, a avaliação do impacto das metodologias de Investigação-Ação Participativa e do Teatro do Oprimido na intervenção e promoção do Envelhecimento Ativo.