ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Araújo, Maria José Freitas Borges de"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de InfânciaPublication . Sousa, Lúcia Sena de; Araújo, Maria José Freitas Borges deCom esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.
- Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré IIPublication . Arueira, Andréa Moreira de Souza; Araújo, Maria José Freitas Borges deCom este trabalho de pesquisa, realizado num contexto de educação de infância, procuramos compreender as preocupações pedagógicas das professoras no processo de alfabetização e letramento e mais especificamente, as potencialidades das atividades lúdicas para a aprendizagem das crianças. O processo de letramento, no Brasil, é considerado um processo de aprendizagem da leitura e escrita, que ocorre dentro de um contexto social, e para além de ser uma forma de comunicação preenche outras funções. É um desafio e uma necessidade para qualquer ser humano, faz parte das suas vidas, implica interação comunicativa e é fundamental para aprender a pensar (Batista et al., 2011). Uma questão que ressalta do contacto com as professoras remete para os desafios pedagógicos e para a percepção de quais são suas reais prerrogativas. Trabalhamos com turmas de Pré II, último ano escolar da educação de Infância, que sofre algumas pressões por conta de concepções que defendem uma antecipação dos conteúdos de séries posteriores, como se fosse uma preparação com cunho tradicional para a alfabetização. Muitas das oportunidades de alfabetização e letramento, na infância, ocorrem em rotinas diárias em casa ou na escola, em brincadeiras, contação de história, rodinha, entre outras atividades de exploração lúdica, que muitas vezes passa despercebida pois, faz parte da realidade cutural de cada criança e a sua importância é desvalorizada (Mata, 2012). Mediante a todos os questionamentos encontrados, procuramos nos documentos oficiais do ministério de educação e cultura, subsídios que levassem a um direcionamento e reflexão da função do professor de infância e das concepções pedagógicas no processo incutidas. Percebendo que o trabalho pedagógico na educação de infância no Brasil é um caminho relativamente novo, um processo ainda em curso e esperam-se muitos avanços em seu trilhar.
- Ludicidade na Educação de Infância: Um olhar a partir da Prática PedagógicaPublication . Manhães, Jocileia dos Santos; Araújo, Maria José Freitas Borges deO brincar no contexto escolar é o tema desta investigação. Procuramos compreender a maneira como as educadoras de infância trabalham a ludicidade no cotidiano escolar. Como valorizam e utilizam a metodologia lúdica na dinâmica do ensinar e do aprender; qual a compreensão lúdica que as professoras têm sobre a metodologia de trabalho desenvolvida com as crianças. Se compreendem as diferentes gerações de crianças com quem lidam cotidianamente, seus contextos sociais e culturais, ou seja, se respeitam suas especificidades e singularidades. Com a intenção de atender ao objetivo proposto, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, em uma unidade escolar da rede municipal de Cabo Frio - RJ, no segundo semestre de 2016, mais precisamente entre os meses de agosto a novembro. Foram selecionadas três professoras com base no período de experiência na educação de infância. Como técnicas de recolha de dados, foram utilizadas a observação direta e o inquérito por entrevista. Todos os registos foram feitos no diário de campo. Para sustentar teoricamente esta investigação fez-se uma revisão da literatura sobre as temáticas em análise, nomeadamente sobre a infância, o brincar e a ludicidade na prática pedagógica, tal como consta no respetivo capítulo e de que damos conta na bibliografia. Os principais resultados apontam dificuldade em valorizar a metodologia lúdica e ausência na articulação entre o saber-fazer na prática das professoras, revelando necessidade de mais formação para melhor apropriação do trabalho a ser desenvolvido com base na ludicidade na educação de infância.