ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo by advisor "Devile, Eugénia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Hóspedes com surdez profunda ou total: barreiras e desafios nos estabelecimentos hoteleirosPublication . Guerreiro, Rúben Henrique Pinto; Melo, Carla; Devile, EugéniaA presente dissertação investiga as barreiras e desafios enfrentados por hóspedes com surdez profunda ou total em estabelecimentos hoteleiros, visando identificar dificuldades de acessibilidade e propor soluções inclusivas. O estudo destaca a crescente importância da inclusão de pessoas com deficiência auditiva no setor da hospitalidade, evidenciando ainda lacunas consideráveis em termos de acessibilidade nos estabelecimentos hoteleiros. Inicialmente, a pesquisa contextualiza a surdez profunda como uma condição que afeta a comunicação e interação dos hóspedes e enfatiza a necessidade de adaptações físicas e comunicacionais nos hotéis. A literatura aponta medidas como sistemas de alerta visual, legendas em videos, informações em Língua Gestual Portuguesa e formação para funcionários que lidam diretamente com pessoas surdas. Este estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, recolheu dados por meio de entrevistas com 14 pessoas, incluindo especialistas da comunidade surda, hóspedes com surdez profunda ou total e profissionais do setor hoteleiro. Os resultados revelam que a maioria dos hotéis não está completamente preparada para atender adequadamente hóspedes com surdez profunda ou total. Os principais desafios mencionados incluem barreiras de comunicação, de segurança, privacidade e falta de conhecimento das necessidades dessa população. Quanto as sugestões de melhoria, destacam—se questões de comunicação, de segurança, de formação dos colaboradores, de procedimentos e organização dos estabelecimentos hoteleiros e de postura e comportamento dos funcionários. Os resultados sublinham a necessidade urgente de intervenções específicas para melhorar a experiência de hóspedes com surdez profunda ou total em hotéis.