ESS - DM- Higiene e Segurança nas Organizações
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Browsing ESS - DM- Higiene e Segurança nas Organizações by advisor "Cardoso, Maria Regina Alves"
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- Exposição ao ruído nas salas de aula em escolas do ensino básico da cidade de São Paulo e a sua influência em tarefas de leitura: um estudo preliminarPublication . Braga, Marisa Sofia Falcão; Rodrigues, Matilde; Cardoso, Maria Regina AlvesO ruído em ambiente escolar é considerado um agente que interfere no desempenho e bemestar do aluno, colocando em causa o processo de aprendizagem. Este agente atua principalmente na perceção do discurso do professor pelos alunos e interfere com os seus níveis de atenção e concentração. Esta questão torna-se ainda mais relevante quando se refere a crianças, uma vez que estas são consideradas um grupo particularmente vulnerável aos efeitos do ruído. No Brasil esta é uma questão de elevado interesse uma vez que, na sua maioria, as escolas do ensino básico poderão não possuir as condições estruturais ideais para a manutenção de ambientes acústicos favoráveis. No entanto, são ainda poucos os estudos sobre esta temática. Neste âmbito, o presente estudo tem como objetivo caracterizar os níveis de ruído em salas de aula de escolas públicas do ensino básico da cidade de São Paulo, bem como analisar a sua influência em tarefas de leitura. Foram incluídas neste estudo cinco salas de aula pertencentes a cinco escolas da cidade de São Paulo. O nível sonoro contínuo equivalente, ponderado A (LAeq,T) foi monitorizado de forma contínua durante todo o período de aula, quer no interior da sala de aula, quer no exterior. Para avaliar o desempenho ao nível da leitura, foi aplicado o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras. Os resultados foram controlados para as capacidades intelectuais dos alunos, tendo sido aplicado o Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven para o efeito. No interior das salas de aula, os valores de LAeq,T variaram, em média, entre os 70,2 dB(A) e os 77,5 dB(A). No exterior das salas de aula os valores de LAeq,T variaram entre os 68,0 dB(A) e os 78,4 dB(A). Os resultados indicam que os alunos se encontram expostos a níveis elevados de ruído no interior da sala de aula, que podem colocar em causa o seu desempenho, demonstrando a necessidade de controlo de ruído nestes ambientes. Verificou-se a existência de correlação entre os níveis de ruído no interior e no exterior da sala de aula. Não se verificou uma relação entre os valores de LAeq,T e o desenvolvimento dos alunos em tarefas de leitura. Os resultados deste estudo enfatizaram a necessidade das escolas analisarem as condições acústicas das salas de aula e definirem medidas de controlo adequadas. Estudos adicionais deverão ser desenvolvidos para a análise da relação entre os níveis de ruído na sala de aula e o desempenho dos alunos.