ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor by advisor "Fernandes, Emília"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A (des)igualdade de género e a liderança na academia: trajetórias e percursos (in)esperados das dirigentes do ensino superiorPublication . Teixeira, José Nuno Ferreira; Ferreira, Marisa Roriz; Fernandes, EmíliaFace às transformações sociais ocorridas, nas últimas décadas, em Portugal, retrata-se um assinalável crescimento das mulheres no acesso ao Ensino Superior. Este crescimento vai para além do acesso, verificando-se uma prevalência das mulheres entre os diplomados com doutoramento. Se, por um lado, as mulheres entram neste meio de uma forma desimpedida, por outro, existe uma significativa sub-representação feminina em posições de decisão e liderança, deixando-as à porta. Deste modo, dada a significância dos resultados obtidos em investigações realizadas, considerou-se que solidificar a construção de conhecimento através da análise das perspetivas destes sujeitos organizacionais sobre a (des)igualdade de género nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas se constituía num dos objetivos primordiais desta dissertação académica. De forma a ampliar o conhecimento e entendimento desta problemática, o presente estudo, que assume a forma de estudo de caso, adota uma abordagem qualitativa e um cariz fenomenológico-interpretativo. Para concretizar o objetivo de investigação e numa primeira fase, foram recenseados os principais marcos e acontecimentos que têm vindo a delinear o discurso político-normativo e o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, através de uma análise documental. De forma a ouvir e valorizar as narrativas das mulheres na Academia, e numa segunda fase, realizaram-se entrevistas às mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Este trabalho deu voz a mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas, detalhando, através das suas narrativas, as trajetórias profissionais; as barreiras e desafios no acesso à liderança; a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional; as perceções acerca da (des)igualdade de género na Academia; e, ainda, sobre as propostas de promoção da igualdade. Este exercício realizado junto ao chão, mas com os olhos postos no topo, apresenta-nos, por um lado, narrativas que nem sempre reconhecem as dificuldade e barreiras de acesso ao poder, e, por outro, que traduzem a necessidade de progresso em matéria de igualdade. O atual efeito dicotómico aponta para uma melhoria da consciência de género nas mais variadas esferas da sociedade bem como uma postura atenta, reflexiva e preventiva de situações discriminatórias. Este combate está tudo menos concluído. Só com uma verdadeira consciencialização e reflexão das questões de género se se conseguirá uma sociedade mais igualitária e justa.