ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by advisor "Marques, Rui"
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- A diversidade cultural nas escolas de Braga e seus reflexos na prática educativa em educação musicalPublication . Pinheiro, Beatriz Azevedo; Marques, RuiO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) - Instituto Politécnico do Porto (IPP). A sua divisão foi feita em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e reflete observações realizadas em diferentes contextos e instituições de ensino, onde se presenciaram abordagens e estratégias pedagógicas distintas. O segundo capítulo abrange o período de Prática de Ensino Supervisionada. Englobando toda a trajetória percorrida, descreve a escola e a turma onde foi realizada, assim como as diferentes atividades desenvolvidas. As descrições são acompanhadas por reflexões sobre escolhas efetuadas e momentos experienciados. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação. Este projeto pretende compreender quais os efeitos do aumento da diversidade cultural nas aulas de Educação Musical, em Braga (Portugal), e na prática dos docentes. O contexto é analisado olhando para oportunidades e dificuldades encontradas pelos seus intervenientes, focando na perspetiva do docente, e coletando e apresentando abordagens e estratégias.
- O movimento corporal como estratégia de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Musical no 2º cicloPublication . Fernandes, Nélia dos Santos; Marques, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. O Capítulo I apresenta uma descrição e reflexão sobre a observação de aulas de Educação Musical em diferentes escolas. No Capítulo II é apresentado o meu caminho durante a Prática de Ensino Supervisionada, onde contém a caracterização da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Augusto Gil e da turma de estágio, bem como uma reflexão sobre todo o estágio, desde os desafios às superações, passando pelas estratégias utilizadas. No Capítulo III é apresentado o projeto de investigação sobre a utilização do movimento corporal como estratégia de ensino em Educação Musical no 2º Ciclo, as metodologias utilizadas e a discussão dos seus resultados. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos professores utiliza o movimento corporal nas suas aulas como estratégia para a aprendizagem do ritmo, andamentos e formas musicais, e que traz motivação aos seus alunos. Os professores que não usam o movimento apresentam motivos como a falta de espaço na sala de aula e a falta de conhecimento sobre o tema. Por fim, na conclusão, realizou-se a reflexão final sobre o percurso académico interligando com a investigação.
- O repertório de Educação Musical e as preferências musicais dos alunosPublication . Pereira, Verónica da Conceição Mendes; Marques, RuiO presente relatório, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é constituído pelas reflexões das aulas observadas em cinco instituições no início do ano letivo 2022/23, bem como por uma reflexão pessoal sobre a observação das aulas dos meus colegas ao longo do ano letivo. O segundo capítulo apresenta a reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada fundamentada com autores e pedagogos de referência no âmbito da pedagogia musical. Além da caracterização da escola e da turma, estão presentes as atividades realizadas, bem como as considerações sobre o trabalho desenvolvido no decurso da minha prática educativa. Por último, o terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do ano letivo 2022/23. Intitula-se “O Repertório de Educação Musical e as Preferências Musicais dos Alunos” e propõe uma análise ao repertório utilizado nas aulas de Educação Musical na Escola Básica de Matosinhos, bem como às preferências musicais dos alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos desta escola. A metodologia consistiu na realização de entrevistas às professoras de Educação Musical desta escola com o objetivo de compreender o ponto de vista destas relativamente à seleção do repertório para as aulas. Foram feitas entrevistas de grupo aos alunos da Prática de Ensino Supervisionada, bem como aplicado um questionário a alunos desta escola de forma a recolher a sua opinião no que diz respeito ao repertório que aprendem em Educação Musical.