ESEIG - DM - Informação Empresarial
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIG - DM - Informação Empresarial by advisor "Terra, Ana Lúcia"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- ARCHI-AVE: património documental da bacia do Ave: estudo orgânico-funcional e tratamento documentalPublication . Silva, Carina da Conceição Sousa da; Terra, Ana LúciaO relatório que se apresenta é o produto final do estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Informação Empresarial. De acordo com os interesses da instituição e enquadrando-se nos objetivos do mestrado, construiu-se um plano de trabalho que tem como objetivo principal o estudo e tratamento arquivístico do Sistema de Informação dos Serviços Hidráulicos, por forma a servir a comunidade de investigadores. Este estudo teve por base o método quadripolar, considerado como o mais adequado na área da Ciência da Informação. O tratamento arquivístico da informação produzida e acumulada por este Sistema de Informação exigiu a elaboração de um estudo de natureza orgânica e funcional, para o período entre 1884 e 1973. As atividades desenvolvidas que permitiram a sua concretização consistem na recolha e análise da legislação, nomeadamente diplomas legais, regulamentos, estatutos, entre outros documentos, que serviram de base à reconstituição da história dos serviços hidráulicos, bem como da evolução da estrutura e funcionalidade da orgânica. Com este trabalho, foram elaboradas propostas de organogramas e quadros de contexto orgânico-funcional para melhor traduzir as suas mudanças ao longo do tempo. Após o conhecimento do objeto de estudo, procedeu-se ao tratamento técnico da informação com auxílio da ISAD(G), criação de pontos de acesso, segundo a norma ISAAR(CPF) e indexação com apoio da NP-3715 e da NP-4036. Estas atividades foram realizadas com auxílio do software de Gestão de Arquivos – GISA (Gestão Integrada de Sistemas de Arquivo) – que assenta num modelo integrado, concebido para acompanhar as diversas fases do ciclo vital da informação. Devido à dimensão do sistema de informação, o tratamento arquivístico foi concretizado apenas entre 1902 e 1920, apresentando-se portanto uma amostra do trabalho e não o seu todo. Com este estudo e, apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer no campo da Ciência da Informação, esperamos ter contribuído para dar uma maior visibilidade a este acervo, disponibilizando-o para conhecimento público.
- Gestão do conhecimento e cultura organizacional: barreiras e facilitadoresPublication . Remelgado, Andreia Dora Braga Moreira Pinto; Terra, Ana LúciaEste trabalho incide sobre a gestão do conhecimento e cultura organizacional, as suas barreiras os seus facilitadores na Parque Escolar E.P.E. Este estudo teve por base o método quadripolar. Várias foram as atividades ao longo deste trabalho, inicialmente foi recolhida a documentação interna, nomeadamente diplomas legais, regulamentos, manuais de procedimentos, manuais de formações internas, entre outros documentos, que serviram de base ao reconhecimento da instituição, a sua evolução estrutural e de funcionamento. Para identificar as barreiras e os facilitadores na recuperação da informação nos três principais meios para o efeito: arquivo físico, file system e aplicações informáticas foram aplicados inquéritos aos produtores/ utilizadores de informação da Parque Escolar, E.P.E. Com base neste estudo foi possível identificar qual o recurso de recuperação de informação que traz mais dificuldades na sua utilização, se existem documentos exclusivos em papel ou exclusivos em formato digital, se os mesmos são recuperáveis com facilidade. Foi possível averiguar se os colaboradores da Parque Escolar, E.P.E. consideram os documentos que constam no Arquivo Físico mais fidedignos do que os documentos em formato digital guardados no file system ou nas aplicações informáticas. Em relação às aplicações informáticas foi ainda possível averiguar se os colaboradores consideram uteis as suas atualizações, ou se demonstram alguma resistência à mudança, e se consideram que tiveram o acompanhamento necessário para compreender e aplicar as alterações. Com este estudo esperamos ter contribuído para dar uma maior visibilidade à temática da gestão do conhecimento e como a cultura organizacional pode influenciar, criando barreiras ou facilitadores.
- Gestão do e-mail: dos benefícios pessoais à eficiência organizacional: o caso do Instituto Politécnico de Viana do CasteloPublication . Rocha, Carla Fernanda Carvalhido da; Terra, Ana LúciaO e-mail é atualmente a principal forma de comunicação das organizações. A informação existente nos e-mails representa uma elevada dimensão do capital não tangível das empresas, o Conhecimento. Na realidade, a gestão do e-mail dentro da organização é realizada por cada colaborador individualmente. Contudo, e tendo em conta o volume de informação criada, a forma como o e-mail é gerido levanta algumas questões. O objetivo geral deste estudo é conhecer como é feita a gestão de e-mail nos Serviços do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), analisando a forma de utilização do e-mail, de modo a obter elementos que permitam desenvolver normas/orientações para melhoria desta gestão. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho de investigação recaiu sobre o Método Quadripolar, através do estudo de caso, para analisar a gestão do e-mail nos Serviços do IPVC. Foi elaborado um inquérito por questionário numa primeira fase, dirigido a todas as Instituições Públicas de Ensino Superior em Portugal sobre a existência de politicas de gestão de e-mail e, posteriormente, um questionário dirigido a todos os funcionários de todos os Serviços do IPVC no sentido de perceber de que forma se lida com o e-mail e com a sua gestão no contexto laboral de uma organização. A análise de dados foi efetuada através do estabelecimento da relação/associação entre variáveis com recurso à estatística descritiva. Os resultados demonstram que ainda há um longo caminho a percorrer uma vez que ainda não há uma consciencialização permanente para a importância do e-mail, bem como da sua gestão, no sentido de conseguir recuperar a informação de uma forma célere e garantir a preservação do e-mail a longo prazo.
- Relatório médico em imagiologia: estudo de práticas de criação e usoPublication . Felgueiras, Nídia Maria Lopes; Terra, Ana LúciaConsiderando como objeto de estudo o Relatório Médico em imagiologia, esta investigação encontra-se situada entre duas áreas do saber, a Ciência de Informação e as Ciências da Saúde (mais designadamente no âmbito da imagiologia). O Relatório Médico em imagiologia é um documento textual, físico e/ou digital, sigiloso, com caráter legal, que compreende informação médica relativa a um (ou vários) exame(s) médico(s) de um utente e que têm como principal objetivo fornecer dados/indicadores para o diagnóstico médico especializado. Com esta investigação, pretende-se posicionar o objeto de estudo, documentar a sua génese intelectual e material, refletir sobre todo o fluxo informacional do documento, revelar a importância das suas fases de produção e de normalização. Foram realizados levantamentos bibliográficos e abordagens reflexivas sobre a importância e produção do relatório médico, que depois foram cruzados com estudos de caso baseado em diferentes instituições, onde a experiência profissional do médico (produtor intelectual) e datilógrafo (produtor material) nos elucida sobre a temática apresentada e nos permitiu entender práticas e fluxos informacionais. No final do estudo analisamos o papel do datilógrafo como produtor material do relatório médico, salientando-se a sua consciência ética e profissional e sugerindo um conjunto de boas práticas no âmbito da elaboração e normalização de relatórios médicos em imagiologia.
- Uso das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas de ensino superior: o caso do Instituto Politécnico do PortoPublication . Ferreira, Olga Márcia do Vale; Dieguez, Teresa; Terra, Ana LúciaO presente estudo tem como finalidade compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), são utilizadas pelas bibliotecas do universo Instituto Politécnico do Porto, quer a nível dos seus utilizadores, quer a nível dos seus profissionais. Para tal realizou-se uma revisão de literatura sobre os principais aspetos a serem focados: as bibliotecas universitárias, as Tecnologias de Informação e Comunicação e os profissionais da informação. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista e foram desenhados dois inquéritos por questionário: um orientado para os profissionais da informação e outro para os utilizadores. O questionário para aplicar aos profissionais da informação visava o levantamento dos recursos tecnológicos disponibilizados por cada uma das bibliotecas, bem como avaliar o seu nível de satisfação e perceber eventuais necessidades formativas. O segundo questionário, resultado do primeiro questionário, visava recolher informação sobre os utilizadores relativamente aos principais recursos utilizados, ao grau de satisfação e às necessidades formativas sentidas. Na conclusão, é apresentado um resumo dos principais aspetos levantados e identificados alguns pontos importantes que poderão representar áreas interessantes de pesquisa futura.