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Abstract(s)
Com a crise económica que se vive hoje em dia, com a luta constante pela sobrevivência no mercado e com a competitividade no tecido empresarial, a maioria das empresas optou pela internacionalização.
Assim, com o intuito de analisar os desafios inerentes Ć comercialização e produção na internacionalização de uma marca, pretendo neste artigo analisar os paĆses nórdicos, com especial destaque para a FinlĆ¢ndia.
Internacionalizar significa exportar um produto/serviƧo, mas tambĆ©m, adquirir uma estratĆ©gia operacional sustentada na criação de valores e no relacionamento económico permanente com o exterior, independentemente da forma de estratĆ©gia escolhida pela empresa. Esta pode trazer benefĆcios (ou nĆ£o) para uma empresa.
Contudo, a internacionalização nĆ£o traz apenas benefĆcios, pois existem vĆ”rios desafios inerentes, a que o setor empresarial tem de estar atento e adaptar-se.
O mercado internacional Ć© muito exigente e experiente e as empresas nacionais vĆ£o ter que se ajustar, de forma a competir, com as empresas que estĆ£o voltadas para os conhecimentos mais aprofundados e integrados. Ć essencial aprender a pensar globalmente, mas tambĆ©m agindo localmente. De forma a colmatar esta lacuna, as empresas nacionais vĆ£o ser obrigadas a apostar em diferentes formas de competitividade, tais como a diferenciação, cultura, inovação, eficiĆŖncia de custos e, em particular, a sua dimensĆ£o crĆtica.
Este último aspeto, a dimensão critica, é o mais utilizado em projetos conjuntos de cooperação internacional. Isto é, os promotores agregam-se em complementaridade de competências e criação de sinergias, de forma a potenciar e aumentar a competitividade.
Quanto aos incentivos fiscais à internacionalização, estes surgem como um dos instrumentos privilegiados de apoio ao investimento, numa estratégia de internacionalização sólida e planeada.
A internacionalização inclui o capital para investir, a demonstração do interesse estratĆ©gico da economia portuguesa, a viabilidade tĆ©cnica e a económico-financeira, com o intuito de nĆ£o se localizarem em zonas fracas ou em paĆses, territórios e regiƵes com regimes de tributação privilegiada, e ainda, nĆ£o implicarem ema diminuição de postos de trabalho em Portugal.
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Keywords
Internacionalização Criação de valor Incentivos Fatores inerentes Interculturalidade PaĆses Nórdicos Marca Desafios Formas de entrada Mercados;
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Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto