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Desafios interculturais na internacionalização de uma marca

dc.contributor.authorMoreira, Sara PatrĆ­cia dos Santos
dc.date.accessioned2016-07-01T15:06:43Z
dc.date.available2016-07-01T15:06:43Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractCom a crise económica que se vive hoje em dia, com a luta constante pela sobrevivĆŖncia no mercado e com a competitividade no tecido empresarial, a maioria das empresas optou pela internacionalização. Assim, com o intuito de analisar os desafios inerentes Ć  comercialização e produção na internacionalização de uma marca, pretendo neste artigo analisar os paĆ­ses nórdicos, com especial destaque para a FinlĆ¢ndia. Internacionalizar significa exportar um produto/serviƧo, mas tambĆ©m, adquirir uma estratĆ©gia operacional sustentada na criação de valores e no relacionamento económico permanente com o exterior, independentemente da forma de estratĆ©gia escolhida pela empresa. Esta pode trazer benefĆ­cios (ou nĆ£o) para uma empresa. Contudo, a internacionalização nĆ£o traz apenas benefĆ­cios, pois existem vĆ”rios desafios inerentes, a que o setor empresarial tem de estar atento e adaptar-se. O mercado internacional Ć© muito exigente e experiente e as empresas nacionais vĆ£o ter que se ajustar, de forma a competir, com as empresas que estĆ£o voltadas para os conhecimentos mais aprofundados e integrados. Ɖ essencial aprender a pensar globalmente, mas tambĆ©m agindo localmente. De forma a colmatar esta lacuna, as empresas nacionais vĆ£o ser obrigadas a apostar em diferentes formas de competitividade, tais como a diferenciação, cultura, inovação, eficiĆŖncia de custos e, em particular, a sua dimensĆ£o crĆ­tica. Este Ćŗltimo aspeto, a dimensĆ£o critica, Ć© o mais utilizado em projetos conjuntos de cooperação internacional. Isto Ć©, os promotores agregam-se em complementaridade de competĆŖncias e criação de sinergias, de forma a potenciar e aumentar a competitividade. Quanto aos incentivos fiscais Ć  internacionalização, estes surgem como um dos instrumentos privilegiados de apoio ao investimento, numa estratĆ©gia de internacionalização sólida e planeada. A internacionalização inclui o capital para investir, a demonstração do interesse estratĆ©gico da economia portuguesa, a viabilidade tĆ©cnica e a económico-financeira, com o intuito de nĆ£o se localizarem em zonas fracas ou em paĆ­ses, territórios e regiƵes com regimes de tributação privilegiada, e ainda, nĆ£o implicarem ema diminuição de postos de trabalho em Portugal.pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/erei.vi4.3965pt_PT
dc.identifier.issn2182-6435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8402
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectCriação de valorpt_PT
dc.subjectIncentivospt_PT
dc.subjectFatores inerentespt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectPaíses Nórdicospt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectFormas de entradapt_PT
dc.subjectMercados;pt_PT
dc.titleDesafios interculturais na internacionalização de uma marcapt_PT
dc.title.alternativeo caso da Boca do Lobo nos países nórdicospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.titleE-Revista de Estudos Interculturais do CEIpt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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