Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desafios interculturais na internacionalizaĆ§Ć£o de uma marca

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A_SaraMoreira_2016.pdf511.95 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com a crise econĆ³mica que se vive hoje em dia, com a luta constante pela sobrevivĆŖncia no mercado e com a competitividade no tecido empresarial, a maioria das empresas optou pela internacionalizaĆ§Ć£o. Assim, com o intuito de analisar os desafios inerentes Ć  comercializaĆ§Ć£o e produĆ§Ć£o na internacionalizaĆ§Ć£o de uma marca, pretendo neste artigo analisar os paĆ­ses nĆ³rdicos, com especial destaque para a FinlĆ¢ndia. Internacionalizar significa exportar um produto/serviƧo, mas tambĆ©m, adquirir uma estratĆ©gia operacional sustentada na criaĆ§Ć£o de valores e no relacionamento econĆ³mico permanente com o exterior, independentemente da forma de estratĆ©gia escolhida pela empresa. Esta pode trazer benefĆ­cios (ou nĆ£o) para uma empresa. Contudo, a internacionalizaĆ§Ć£o nĆ£o traz apenas benefĆ­cios, pois existem vĆ”rios desafios inerentes, a que o setor empresarial tem de estar atento e adaptar-se. O mercado internacional Ć© muito exigente e experiente e as empresas nacionais vĆ£o ter que se ajustar, de forma a competir, com as empresas que estĆ£o voltadas para os conhecimentos mais aprofundados e integrados. Ɖ essencial aprender a pensar globalmente, mas tambĆ©m agindo localmente. De forma a colmatar esta lacuna, as empresas nacionais vĆ£o ser obrigadas a apostar em diferentes formas de competitividade, tais como a diferenciaĆ§Ć£o, cultura, inovaĆ§Ć£o, eficiĆŖncia de custos e, em particular, a sua dimensĆ£o crĆ­tica. Este Ćŗltimo aspeto, a dimensĆ£o critica, Ć© o mais utilizado em projetos conjuntos de cooperaĆ§Ć£o internacional. Isto Ć©, os promotores agregam-se em complementaridade de competĆŖncias e criaĆ§Ć£o de sinergias, de forma a potenciar e aumentar a competitividade. Quanto aos incentivos fiscais Ć  internacionalizaĆ§Ć£o, estes surgem como um dos instrumentos privilegiados de apoio ao investimento, numa estratĆ©gia de internacionalizaĆ§Ć£o sĆ³lida e planeada. A internacionalizaĆ§Ć£o inclui o capital para investir, a demonstraĆ§Ć£o do interesse estratĆ©gico da economia portuguesa, a viabilidade tĆ©cnica e a econĆ³mico-financeira, com o intuito de nĆ£o se localizarem em zonas fracas ou em paĆ­ses, territĆ³rios e regiƵes com regimes de tributaĆ§Ć£o privilegiada, e ainda, nĆ£o implicarem ema diminuiĆ§Ć£o de postos de trabalho em Portugal.

Description

Keywords

InternacionalizaĆ§Ć£o CriaĆ§Ć£o de valor Incentivos Fatores inerentes Interculturalidade PaĆ­ses NĆ³rdicos Marca Desafios Formas de entrada Mercados;

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto PolitĆ©cnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e AdministraĆ§Ć£o do Porto

CC License

Altmetrics