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Gestão do conhecimento aplicada à gestão de carreiras: o papel da gestão de dados

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O crescimento exponencial de dados, desafia a gestão de dados também em ambientes organizacionais, impactando a sua análise e a extração de conhecimento útil. Sendo o conhecimento um fator vital para a competitividade das organizações no mercado de trabalho e estando este diretamente associado aos Recursos Humanos, torna-se imprescindível perceber o papel da gestão de dados na área de Gestão do Conhecimento no âmbito da Gestão de Carreiras. Foi elaborado um modelo conceptual, a base deste trabalho empírico, em que os dados se encontram na confluência de cinco conceitos relacionados com as áreas da Gestão do Conhecimento e da Gestão de Carreiras. A metodologia de investigação consistiu no estudo de caso múltiplo em três realidades organizacionais distintas (BorgWarner, indústria automóvel; COCUS, serviços tecnológicos; Banco Y, serviços financeiros). Realizaram-se um total de quatro entrevistas e efetuou-se a análise de vários documentos fornecidos pelas organizações. Os resultados demonstram que as práticas de armazenamento e extração de dados referentes à Gestão de Carreiras não diferem significativamente entre as empresas, existindo a preferência pela adoção de sistemas informáticos/softwares e a utilização de ficheiros Word e Excel, presentes numa intranet e numa base de dados. As práticas de Gestão do Conhecimento e de Gestão de Carreiras encontram-se alinhadas em todas as organizações, reforçando a literatura existente sobre a relação entre as duas áreas. Todas as relações identificadas no modelo conceptual desenvolvido foram corroboradas, não tendo sido necessário efetuar-se alterações no mesmo. Apresentam-se recomendações para uma gestão de dados mais útil, com o intuito de auxiliar o processo de tomada de decisão na Gestão de Carreiras das organizações. São dadas sugestões para estudos futuros.
The exponential growth of data, challenges data management also in organizational environments, impacting its analysis and the extraction of useful knowledge. Since knowledge is a vital factor for the competitiveness of organizations in the labor market and it is directly associated with Human Resources, it is essential to understand the role of data management in the area of Knowledge Management in the scope of Career Management. A conceptual model was developed, the basis of this empirical work, in which data is found at the confluence of five concepts related to the areas of Knowledge Management and Career Management. The research methodology consisted in a multiple case study in three distinct organizational realities (BorgWarner, automotive industry; COCUS, technology services; Bank Y, financial services). A total of 4 interviews were conducted and several documents, provided by the organizations, were analyzed. The results demonstrate that data storage and extraction practices regarding Career Management do not differ significantly between companies, with a preference for the adoption of computer systems/softwares and the use of Word and Excel files, present in an intranet and in a database. Knowledge Management and Career Management practices are aligned in all organizations, reinforcing the existing literature on the relation between the two areas. All the relationships identified in the conceptual model developed were corroborated, and no changes had to be made to it. Recommendations are presented for a more useful data management to aid the decision-making process in organizations’ Career Management. Suggestions for future studies are given.

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Gestão de Dados Gestão do Conhecimento Gestão de Carreiras Gestão de Recursos Humanos Data Management Human Resources Management Knowledge Management Career Management

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