Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel da(s) Língua(s) Materna(s) na aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Alexandre Teixeira_2022.pdf983.21 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A História das civilizações humanas é marcada por inúmeros conflitos entre pessoas e sociedades. Estes conflitos dever-se-ão, em muitos casos, ao facto de as pessoas não se compreenderem mutuamente e não conseguirem conviverem contextos de diversidade. Considerando que vivemos, neste século XXI, num mundo cada vez mais intercultural, é necessário que encontremos formas e locais para resolver os conflitos com base no respeito e no diálogo. Este trabalho assume que a Escola poderá ser uma peça fundamental para tal efeito, nomeadamente através do processo de ensino/aprendizagem de línguas e culturas em geral, e da língua Inglesa em particular, dado o seu cariz universal. É cada vez mais frequente haver alunos de diferentes nacionalidades nas escolas, ou mesmo alunos da mesma nacionalidade, mas de diversas origens, com hábitos e línguas distintas. Será indispensável que todos consigam respeitar-se e que contactem com diferentes culturas de diferentes países, por forma a irmos ao encontro de uma sociedade mais pacífica e mais justa. Neste projeto pretende-se destacar a importância que as diferentes línguas maternas dos estudantes podem ter no seu percurso escolar e compreender de que forma é que é possível recorrer-se a essas mesmas línguas maternas para fomentar o gosto e o sucesso na aprendizagem de Inglês e na criação de pontos de diálogo intercultural.
The past o fhuman civilizations seems to becharacterized by conflicts between people and societies. In many cases, these conflicts are due to the fact that people do not understand each other and do not know how to live in a multicultural context. Considering that, in this 21st century, we live in na increasingly intercultural world, it isessential that we find ways and places to solve conflicts based on respect and dialogue. This project assumes that the schoo lcan be fundamental for that purpose, mainly through the process of teaching/learning languages and cultures in general, and the English language in particular, given its universal nature. It is more and more frequente to have students of diferente nationalities in schools, or even students of the same nationality but from diferente origins, with diferente traditions and languages. It is vital that everyone respects each other and learns the diferente cultures of diferente countries to help us create a more peaceful and fair society. This project aims to highlight the importance that the diferente mother tongues of students can have in their schooling and to understand how it is possible touse these mother tongues to promote the enjoyment and success of learning English along with the fostering of a truly intercultural dialogue.

Description

Keywords

Inglês Língua Materna Colaboração Intercultural Cultura English Mother tongue Collaboration Culture

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License