Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Internacionalização de startups: caso de estudo da AddVolt

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mariana_Reis_MEI_2020.pdf1.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A internacionalização é um tipo de estratégia adotado pelas empresas com o objetivo de crescimento, diminuição de custos, captação de novos recursos, tecnologias e processos entre outros propósitos. As startups são um tipo de empresa que tem tido cada vez mais uma maior notoriedade e captado a atenção de diversos stakeholders, dado o sucesso que tem alcançado e os produtos diferenciadores que oferecem ao mercado através de uma gestão e características diferentes das empresas tradicionais. O objetivo desta dissertação é perceber como se define a atividade exportadora das startups e como é desenvolvido e se diferencia o processo de internacionalização de startups face às empresas tradicionais. Para o desenvolvimento deste estudo são utilizadas metodologias quantitativas e qualitativa, nomeadamente um estudo de caso de uma startup portuguesa jÔ internacionalizada. São apresentados ao longo da dissertação, resultados obtidos de uma anÔlise estatística simples para uma caracterização do mercado e da empresa em estudo, tal como uma entrevista semiestruturada, e a comparação dessa informação com os resultados e teorias do enquadramento teórico. Todas as conclusões baseiam-se nas informações obtidas ao longo do estudo e do caso trabalhado, servindo de exemplo de sucesso. A sua internacionalização foi adaptada ao longo do processo, tanto a nível de estratégia, forma de atuação tendo em conta as suas necessidades, muito na base de tentativa-erro e com a captação de parceiros essenciais para o seu sucesso.
The internationalization is a strategy assumed by the companies with the goal of grows, cost reduction, attracting new resources, technologies and processes among other purposes. Startups are a type of company, that has become having more notoriety and attract the attention of many stakeholders, because of their success that they have achieving and for the different and innovated products that offer to the market , among the different management and strategies developed comparing to the traditional companies. The purpose of this dissertation is to understand how it is define the exporter activity of startups and how the process of internationalization of startups differs from the traditional companies. For the development of this study, are used a quantitative and qualitative methodology, namely a case study of a Portuguese company, already internationalized. Are presented throughout of the dissertation, results from a simple statistic analyze for the characterization of the market and the startup under study, as a semi structured interview and a comparison of that information with the results and theories of the theoretical framework. All the conclusions are based from the information and results obtained throughout the study and the case worked, as an example. Their internationalization was adapted throughout the process, both at the strategy and way of actuation, taking in to account of all their needs, on the basis of trial-error and with the catchment of important partners for their success.

Description

Keywords

Internacionalização Startups Processo de internacionalização Born globals Internationalization Internationalization process

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue