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Autoavaliação do desempenho das empresas de construção e o modelo de gestão da excelência da FNQ

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Abstract(s)

O contexto em que as construtoras brasileiras se encontram no ano de 2017 é incerto. Devido à crise econômica que atingiu o país no início de 2014, o setor da construção foi muito atingido, e não se sabe ainda ao certo quantas conseguirão se reestruturar. Em razão disso, é necessário criar alternativas para contornar esse cenário e voltar a se desenvolver. Empresas de diversos setores que investem em modelos de gestão vêm conseguindo crescer mesmo diante de época de dificuldade financeira. Esse estudo busca avaliar as especificidades de uma construtora brasileira que possui certificação ISO 9001, ou seja, possui um sistema de Gestão da Qualidade bem estruturado e verificar a viabilidade de implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), podendo futuramente concorrer ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Os dados analisados foram obtidos por meio de entrevistas e documentos disponibilizados pelos representantes da empresa, e também por questionário utilizado pelo MEG, divididos em oito critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e por fim resultados. A conclusão com o trabalho foi que uma empresa que possui certificação pela ISO 9001, cumpre grande parte dos requisitos propostos pelo MEG, e o investimento mais aprofundado neste tipo de modelo pode ser um grande estimulo para concorrer ao PNQ e continuar se desenvolvendo mesmo diante de um período de crise econômica.
The context in which Brazilian construction companies are in 2017 is uncertain. Due to the economic crisis that struck the country in early 2014, the construction sector was very hard hit, and it is not yet clear how many will be able to restructure. Because of this, it is necessary to create alternatives for this scenario and to develop again. Companies from different sectors that invest in management models have been able to grow even in the face of difficult financial times. This study seeks to evaluate the specificities of a Brazilian construction company that has ISO 9001 certification, that is, it has a well structured Quality Management System and verify the viability of implementing the Management Excellence Model (MEG) of the National Quality Foundation (FNQ), and may eventually compete for the National Quality Award (PNQ). The data analyzed were obtained through interviews and documents provided by the company representatives, and also by questionnaire used by MEG, divided into eight criteria: leadership, strategies and plans, clients, society, information and knowledge, people, processes and finally results. The conclusion of the work was that a company that is certified by ISO 9001, fulfills a large part of the requirements proposed by the MEG, and more investment in this type of model can be a great incentive to compete for the PNQ and continue to develop even in the face of a period of economic crisis.

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Gestão da Qualidade Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) Modelo de Excelência de Gestão (MEG) Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) Construção Civil Quality Management National Quality Foundation (FNQ) Management Excellence Model (MEG) National Quality Award (PNQ) Construction Civil

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