Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio. Um pequeno gesto!

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Sara Ramos_2018.pdf30.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório final que aqui se apresenta surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. É um documento que procura refletir o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda ao longo deste último ano de mestrado, tendo em conta a ação desenvolvida, realçando alguns pressupostos teóricos e legais que orientaram todo o seu percurso de formação. Procurou-se atuar face a uma perspetiva socio construtivista, tentando ir ao encontro de práticas promotoras de um desenvolvimento pleno e significativo dos alunos com quem se trabalhou, apostando na metodologia investigação-ação, desenvolvendo-se capacidades fundamentais durante este caminho como a observação, planificação, ação e reflexão. Neste sentido, sendo um dos objetivos fulcrais do ensino construir com os alunos competências e desenvolver capacidades, emerge a necessidade da implementação de uma moderna educação que visa relacionar o programa e métodos de ensino para que o professor reflita sobre o que está a ensinar, o modo como o faz e a pertinência do que ensina. Destaca-se, de igual modo, a possibilidade que a mestranda teve em implementar um estudo de investigação, com intuito de difundir a importância e necessidade de um novo conceito educativo de saúde global, visando alcançar mudanças sustentáveis e de longa duração em termos de comportamentos promotores de hábitos alimentares saudáveis, aliados à prática regular de atividade física (AF).
The final report presented here is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice which is part of the study plan of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. It is a document that seeks to reflect the personal and professional development of the master's student during this last year of master's degree, considering the action developed, highlighting some theoretical and legal assumptions that have guided their entire training course. It was tried the work was focused in a socio-constructivist perspective, trying to find practices promoting a full and significant development of the students with whom one worked, betting on the methodology research-action, trying to developed fundamental skills during this path as observation, planning, action and reflection. So, being one of the main objectives of teaching to build skills and developed capabilities with students, arises the need to implement a modern education that relates the program and teaching methods so that the teacher reflects on what he is teaching, how he does it and the pertinence of what he teaches. It is also worth mentioning the possibility of the master's student to carry out a research study in order to disseminate the importance and necessity of a new educational concept of global health, that one may achieve sustainable and long-term changes of behaviors promoting healthy eating habits, with the regular practice of physical activity.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Investigação-Ação Reflexão Desenvolvimento pessoal e profissional Saúde global

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License