Repository logo
 
Publication

Utilização de laboratórios remotos no apoio ao ensino e aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Exemplos baseados no VISIR

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorViegas, Maria C.
dc.contributor.authorMarques, Maria A.
dc.contributor.authorCosta-Lobo, Maria C.
dc.contributor.authorGustavsson, Ingvar
dc.date.accessioned2025-02-27T10:25:31Z
dc.date.available2025-02-27T10:25:31Z
dc.date.issued2012-06-01
dc.description.abstractAs áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática têm sofrido de falta de candidatos nos últimos anos, ao nível do Ensino Superior. Dado que o interesse nasce e se consolida nos anos iniciais da vida escolar, importa que os docentes dos níveis básico e secundário sejam capazes de utilizar tecnologias e metodologias vocacionadas para os nativos digitais, motivando-os para essas áreas e incutindo desde cedo as noções do método científico, baseado na experimentação. Os laboratórios remotos se inserem nesse tipo de tecnologias, sendo porém ainda poucas as metodologias pedagógicas que neles se baseiam. Nesta apresentação se abordam estas questões, exemplificando-se a utilização de um dado laboratório remoto, o VISIR (Virtual Instrumentation Systems In Reality), que se encontra já implementado em diversos países (Suécia, Espanha, Austria, Portugal, India, e Qatar). São ainda referidos aspectos da avaliação do ganho educacional obtidos no decorrer da sua utilização numa unidade curricular com mais de 500 alunos inscritos, no Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia, e diferentes metodologias de utilização, num contexto de seis unidades curriculares, com mais de 100 alunos inscritos. A terminar abordam-se questões de desenvolvimento futuro, como a criação de redes de laboratórios remotos.por
dc.identifier.citationGustavo R. Alves, Maria C. Viegas, Maria A. Marques, Maria Costa-Lobo, e Ingvar Gustavsson, "Utilização de laboratórios remotos no apoio ao ensino e aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Exemplos baseados no VISIR" II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 29 de Maio a 1 de Junho, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29731
dc.language.isopor
dc.peerreviewedno
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectVISIR
dc.subjectRemote labs
dc.subjectEngineering education
dc.subjectelectrical circuits
dc.titleUtilização de laboratórios remotos no apoio ao ensino e aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Exemplos baseados no VISIRpor
dc.typeconference poster
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2012-06-01
oaire.citation.conferencePlaceFlorianópolis, Santa Catarina, Brasil
oaire.citation.titleII Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Poster_VISIR_Forum_IFSC_maio2012.pdf
Size:
5.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: