Repository logo
 
Publication

O impacto da inteligência artificial na criação de valor empresarial: estudo de casos

dc.contributor.advisorIsabel Cristina Martins
dc.contributor.authorGomes, João Miguel de Sousa Branco
dc.date.accessioned2025-02-07T10:13:19Z
dc.date.available2025-02-07T10:13:19Z
dc.date.issued2024-12-06
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractEsta dissertação explora o impacto da inteligência artificial (IA) nas empresas, com ênfase na criação de valor e aplicações estratégicas em diversas áreas funcionais. A partir da revisão da literatura e análise de múltiplos estudos de caso, é investigado o papel da IA como tecnologia disruptiva e o seu potencial de transformação em setores como, produção, operações, saúde, finanças, marketing e vendas. A análise do estudo de casos, revela que as empresas aplicam IA para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, promover a inovação e aumentar a competitividade, destacando o potencial de criação de valor empresarial. São ainda identificados diversos tipos de IA, como, IA generativa com recurso a ChatBots e algoritmos de Machine Learning para análises preditivas, que contribuem para decisões informadas e personalização de produtos e serviços. Os benefícios da IA destacam-se em eficiência, redução de custos e tempo dos processos, aumento da produtividade e qualidade dos produtos e serviços, além da automação de processos que permite um melhor aproveitamento dos recursos humanos para funções de maior valor ou mais estratégicas. Contudo, o estudo também identifica desafios na implementação da IA, incluindo, questões de privacidade e necessidade de competências especializadas. Do estudo emerge a visão das parcerias tecnológicas com fornecedores de serviços especializados em IA para superar a falta de capital humano especializado e o custo de desenvolvimento elevado. Este estudo conclui que, embora a IA apresente complexidades e obstáculos, a sua aplicação estratégica pode proporcionar uma criação de valor sustentável, abrindo portas à vantagem competitiva.por
dc.description.abstractThis dissertation explores the impact of artificial intelligence (AI) on companies, with an emphasis on value creation and strategic applications across various functional areas. Through a literature review and multiple case study analyses, it is investigated the role of AI as a disruptive technology and its potential for transformation in sectors such as production, operations, healthcare, finance, marketing, and sales. The analysis of the case studies reveal that companies use AI to improve operational efficiency, reduce costs, promote innovation, and increase competitiveness, highlighting the potential for creating business value. Various types of AI are identified, including generative AI with ChatBots and Machine Learning algorithms for predictive analyses, which contribute to informed decision-making and product and service personalization. The benefits of AI stand out in terms of efficiency, reduction of costs and process time, increased productivity, and quality of products and services, as well as process automation, which allows for better utilization of human resources for higher-value or more strategic functions. However, the study also identifies challenges in AI implementation, including privacy issues and the need for specialized skills. The study highlights the vision of technological partnerships with specialized AI service providers to overcome the lack of specialized human capital and the high development costs. This study concludes that, although AI presents complexities and obstacles, its strategic application can provide sustainable value creation, opening doors to competitive advantage.por
dc.identifier.tid203803485
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29401
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInteligência artificial
dc.subjectCriação de valor empresarial
dc.subjectTransformação de processos
dc.subjectCompetitividade
dc.subjectArtificial intelligence
dc.subjectBusiness value
dc.subjectCreation
dc.subjectProcess transformation
dc.subjectCompetitiveness
dc.titleO impacto da inteligência artificial na criação de valor empresarial: estudo de casos
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações - Ramo Gestão de Empresas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
João_Gomes_MGOGE_2024.pdf
Size:
900.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: