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“Eu nem sei o que é um badejo em Português!”: um projeto de desenvolvimento de vocabulário específico em língua inglesa para a indústria hoteleira

dc.contributor.authorSoares, Gisela
dc.contributor.authorPataco, Teresa
dc.date.accessioned2018-07-23T11:14:19Z
dc.date.available2018-07-23T11:14:19Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo discute a metodologia utilizada numa unidade curricular (UC) de língua inglesa para fins específicos, onde se abordam, em articulação com uma das disciplinas nucleares, conteúdos relacionados com as atividades operacionais da indústria da restauração e catering, e faz uma reflexão sobre a aquisição de vocabulário para a indústria hoteleira no âmbito do primeiro ano da licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira. Considerado o volume de léxico especializado que se espera que os aprendentes venham a dominar, e ainda que pareçam considerar o seu domínio o melhor indicador de proficiência linguística, os alunos de 1º ano revelam não ter ainda desenvolvido estratégias que lhes permitam adquirir de forma autorregulada e autónoma o léxico da indústria em que pretendem inserir-se, confiando no docente para selecionar, explicar, traduzir ou definir “todas as palavras importantes” que pensam virão a ser-lhes úteis. Partindo da premissa que importa contrariar esta tendência, tem vindo a ser adotada uma estratégia com resultados satisfatórios (taxas de aprovação rondando os 80% nos últimos cinco anos) assente, paralelamente, no desenvolvimento de atividades de cunho mais tradicional, desenhadas para suportar a evolução da aprendizagem, por exemplo, com trabalho sobre variados inputs linguísticos que permita o desenvolvimento das quatro macro-competências, associado à forma e ao desenvolvimento do léxico, articulado com uma orientação task-based, atualizada na realização de um projeto interdisciplinar, intitulado TV Cooking Show. Da análise qualitativa da metodologia, dos seus resultados, e da revisão da literatura disponível, podemos concluir que, sendo simultaneamente um desafio para docentes e discentes, esta orientação parece potenciar a autonomia dos estudantes, relativamente à identificação, organização e apropriação do léxico, bem como no desenvolvimento de competências de pesquisa, organização e autoavaliação, ainda que seja possível identificar que os estudantes apresentam posteriormente dificuldades na transferência destas competências para outras UC de língua inglesa.pt_PT
dc.description.abstractThis article discusses the methodology used in an English for Specific Purposes class, whose syllabus (in close articulation with the core subjects of the degree) includes topics related to the operational activities typical of the restaurant and catering industry. Furthermore, it reflects on vocabulary acquisition for 1st year students in the Hotel Management degree. If one takes into consideration the amount of specialised vocabulary students are expected to master (though they seem to consider such mastery the best indicator of language proficiency), 1st year students will still not have developed strategies which enable them to acquire the industry’s vocabulary in autonomous and self-regulating ways. Instead, they will rely on the lecturer to select, explain, translate or define “all the words” they deem relevant. Bearing in mind that such a trend needs to be countered, we have adopted a strategy with satisfying results – approval rates of 80% – over the past five years. This strategy combines more “traditional” learning activities (designed to underpin the learning process), such as noticing tasks, including work on realia, which are associated to the relevance of form and lexical development, with a task-based approach. The latter, which materialises in the form of an interdisciplinary project, called TV Cooking Show, aims at developing the four macro-skills. The qualitative analysis of the methodology, its results and the review of the existing literature led us to conclude that, a challenge for lecturers and students alike, this approach seems to entice students’ autonomy, in what concerns the development of researching, organisational and self-assessment skills. Nevertheless, it is also possible to pinpoint subsequent difficulties students experience in transferring these kills efficiently to other English courses.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8557-78-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11760
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherReCLes.pt – Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://paol.iscap.ipp.pt/recles/images/Documentos/Languages&Market_Proceedings.pdf
dc.subjectLanguage for Specific Purposes (LSP)pt_PT
dc.subjectContent and Language Integrated Learning (CLIL)pt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento vocabularpt_PT
dc.subjectHotelaria e restauraçãopt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectVocabulary developmentpt_PT
dc.subjectHospitality and cateringpt_PT
dc.title“Eu nem sei o que é um badejo em Português!”: um projeto de desenvolvimento de vocabulário específico em língua inglesa para a indústria hoteleirapt_PT
dc.title.alternative“I don’t even know what ‘whiting’ means in my mother tongue!”: a vocabulary development project in English for the hotel industrypt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage92
oaire.citation.startPage75
oaire.citation.titleLanguages and the Market: A ReCLes.pt Selection of International Perspectives and Approachespt_PT
person.familyNameSoares
person.familyNameAzevedo Pataco
person.givenNameGisela
person.givenNameTeresa Alexandra
person.identifier.ciencia-id1F18-80BE-1AA8
person.identifier.orcid0000-0001-5599-1604
person.identifier.orcid0000-0003-2665-4435
person.identifier.ridHIZ-7212-2022
person.identifier.scopus-author-id55164705700
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