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A simulação nos laboratórios de hotelaria e restauração como mise-en-place para a atividade profissional

dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.contributor.authorMelo, António
dc.contributor.authorOliveira, Mónica
dc.contributor.authorSilva, José António
dc.contributor.authorFonseca, Rui
dc.contributor.authorQuintas, Marta
dc.contributor.authorFernandes, Patrícia
dc.contributor.authorCorreia, Rosa
dc.date.accessioned2022-04-26T16:58:08Z
dc.date.available2022-04-26T16:58:08Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA formação em hotelaria e restauração desde os primórdios da sua existência que assenta o seu processo de ensino-aprendizagem com grande predominância da vertente prática e de simulação da realidade profissional futura. Nesta linha e no que diz respeito às competências técnicas para determinada função, elas podem ser desenvolvidas através de programas de formação técnica, em contexto de sala de aula ou laboratorial, assim como em contextos de estágio ou de simulação da realidade profissional, nos quais os estudantes alargam o seu portefólio de competências. Com efeito, as competências de metacognição são uma componente crucial no desenvolvimento dos estudantes e diplomados, uma vez que possibilitam a sua autoconsciência e a identificação daquilo que será necessário para os seus futuros profissionais (Monteiro, Almeida & Garcia-Aracil, 2016). Através da formação com uma componente prática, as UC PCR I e II na Licenciatura de Gestão de Restauração e Catering, TRB e TCP dos cursos TeSP Operações Hoteleiras e Serviços de Restauração e Catering e PAB I, II e GAB da Licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, promovem a simulação simbiótica dos momentos de serviço de cozinha e restaurante, passando por todas as fases a estes afetos, mas também ensaios teórico práticos, colocando os alunos como atores e elemento principal em cenários reais, fora dos seus contextos de conforto, mas solicitando-lhes resolução das problemáticas apresentadas, permitem o seu desenvolvimento na área do curso, designadamente desenvolvendo primeiramente competências técnicas, não esquecendo competências como a de liderança, de gestão de recursos humanos, de conflitos, entre outras.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20402
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Portopt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectRestauraçãopt_PT
dc.subjectSimulaçãopt_PT
dc.subjectRole-playpt_PT
dc.subjectCompetências profissionaispt_PT
dc.titleA simulação nos laboratórios de hotelaria e restauração como mise-en-place para a atividade profissionalpt_PT
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oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titlePolitécnico do Porto Fórum Interno 21: Livro de resumos Desafios do "Novo Normal"pt_PT
person.familyNameMelo
person.familyNamePereira de Oliveira
person.familyNameDA COSTA ALVES DA SILVA
person.givenNameAntónio
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person.givenNameJOSÉ ANTÓNIO
person.identifierAAK-5519-2021
person.identifier.ciencia-id641C-F631-B306
person.identifier.ciencia-id2311-F805-6042
person.identifier.ciencia-idCE19-72C7-44E6
person.identifier.orcid0000-0001-7572-0545
person.identifier.orcid0000-0002-3535-3039
person.identifier.orcid0000-0003-3409-9021
person.identifier.scopus-author-id37124474900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
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