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As “aparências” ao serviço das “essências”: curso à “utopia” consagrada?

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As aparências, seu signos, símbolos, códigos e simbioses, representam complexos feixes comunicacionais em ação pelos universos culturais, são manifestações (em contexto e perspetiva), são “potências”, são evidências, são exterioridades das interioridades, exteriorizações (como são conhecidos) do “ser” e “estar”, as formas das essências (formas para ler e sentir a realidade) nas idiossincrasias mundanas. As aparências encontram nas liberdades, seu potencial dignitário e autopoiese genética, o seu radical (a verdade), a fonte - essência (ético-estética). Em especial, a liberdade de aprender, de partilhar, de comparar, de contradizer, de escolher, de decidir, de aceitar, de recusar, etc. Em liberdade, à margem da cegueira Puritana e Maniqueísta, a possibilidade da “formação” crítica e dinâmica do “ser”, na sua complexidade, em integração profunda, a conformação da imagem, modos de revelação e leituras. Através do eu, com o outro, do nós, com o todo, aceder conjuntamente a níveis diferenciados, mais profundos e elevados, de compreensão e consciência éticoestética. Através das aparências, nos limites à representatividade, considerando a subjetividade e culturalidade implicadas nas propostas e leituras, a inteligibilidade e percetividade possíveis das realidades. Um universo de sentidos em busca de uma proposta que se crê ética, funcional e deontologicamente sustentável.

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Keywords

Utopia Fraude Ética

Citation

Rodrigues, R. A. C. (2022, agosto 18). As “aparências” ao serviço das “essências”: Curso à “utopia” consagrada? – OBEGEF. https://obegef.pt/wordpress/?p=46877

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