Repository logo
 
Publication

A Liderança Interna como pilar da criação de valor: o caso da indústria do calçado da região do Tâmega e Sousa

dc.contributor.advisorDuarte, Nelsonpt_Pt
dc.contributor.authorTeixeira, Diana Flávia
dc.date.accessioned2018-05-18T15:44:45Z
dc.date.available2018-05-18T15:44:45Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018pt_Pt
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão de Projetospt_Pt
dc.description.abstractConsiderando a liderança como um mecanismo estratégico que, quando eficazmente verificado, impulsiona, não só, o potencial criativo e inovador dos stakeholders internos como a captação e criação de valor organizacional e individual, a presente investigação visa abordar se as técnicas de liderança aplicadas (ou não) pelo setor do calçado na Região do Tâmega e Sousa impulsionam e dinamizam não só a criação mas a cocriação de valor. Os objetivos de investigação passam, não só, por identificar as principais fontes de criação de valor neste setor, numa perspetiva de aprendizagem e crescimento, mas relacionar o trinómio liderança interna, valorização do capital humano e criação de valor agregado. Fatores como a dinamização industrial e a criação de vantagem competitiva são também abordados no sentido de perceber a importância dada aos mecanismos de valorização e satisfação profissional. Segundo os objetivos de investigação e o campo de aplicação definido, utilizou-se um método de investigação quantitativo, de modo a dar resposta à questão de investigação central definida: De que forma a capacidade de liderar os stakeholders internos impulsiona a criação de valor na indústria do calçado?. O método de investigação considerado mais adequado a este estudo foi o inquérito por questionário, feito, presencialmente e via email, a líderes industriais e respetivos colaboradores. Numa análise à indústria do calçado da Região do Tâmega e Sousa pode concluir-se que há uma aposta clara em processos internos e retenção e satisfação de clientes e uma preocupação financeira transversal mas identifica-se um baixo investimento numa perspetiva de aprendizagem e crescimento. Ou seja, há a necessidade de apostar e/ou desenvolver processos de gestão motivacional, de desempenho e de conhecimento e de definir políticas de reconhecimento de ativos, de valorização de relacionamentos e de desenvolvimento de competências. De modo a contribuir para uma melhor alavancagem do processo de Criação de Valor, é proposto um plano de melhoria estratégica para a indústria.pt_PT
dc.description.abstractConsidering leadership as a strategic mechanism that, when effectively verified, not only promotes the creative and innovative potential of internal stakeholders but also the capture and creation of organizational and individual value, the present research aims to approach if the leadership techniques applied (or not) by the footwear sector in the Tâmega and Sousa Region impel and energize not only the creation but the value co-creation. The research objectives aren’t only to identify the main sources of value creation in this sector, in a perspective of learning and growth, but to relate the trinomial: internal leadership, valorization of human capital and creation of added value. Factors such as industrial dynamization and the creation of competitive advantage are also approached to understanding the importance given to professional satisfaction and valorization mechanisms. According to the research objectives and the defined field of application, a quantitative research method was used in order to answer the central research question defined: What way the capacity to lead internal stakeholders promotes the creation of value in footwear industry?. The research method considered most appropriate to this study was the questionnaire survey, made, in person and by e-mail, to industrial leaders and their collaborators. In an analysis of the footwear industry of the Tâmega and Sousa Region, it can be concluded that there is obvious investment on internal processes and customer retention and satisfaction, and a cross-cutting financial concern but a low investment is identified in a perspective of learning and growth. In other words, there is a need to invest and/or develop motivational, performance and knowledge management processes and to define policies for asset recognition, relationship enhancement and competence development. In order to contribute to a better leverage of the Value Creation process, a strategic improvement plan for the industry is proposed.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201947951pt_Pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11658
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestãopt_PT
dc.subjectliderança internapt_PT
dc.subjectcriação de valorpt_PT
dc.subjectconhecimentopt_PT
dc.subjectvalorizaçãopt_PT
dc.subjectindústria de calçadopt_PT
dc.subjectTâmega e Sousapt_PT
dc.titleA Liderança Interna como pilar da criação de valor: o caso da indústria do calçado da região do Tâmega e Sousapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.disciplineGestão de Projetospt_Pt
thesis.degree.levelMestrept_Pt
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Projetospt_Pt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_DianaTeixeira_MGP_2018.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_DianaTeixeira_MGP_2018
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: