Repository logo
 
Publication

O pássaro não tem boca, tem bico: Um projeto integrador da matemática na creche

dc.contributor.authorCouto, A.
dc.contributor.authorMaia-Lima, C.
dc.contributor.authorFelgueiras, C.
dc.contributor.authorLousada, C.
dc.date.accessioned2019-01-04T09:52:56Z
dc.date.available2019-01-04T09:52:56Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractOs primeiros anos da vida de uma criança assumem-se como fundamentais para o seu pleno desenvolvimento, numa fase em que as interações com o ambiente familiar e educativo podem encorajá-la a explorar as suas próprias aprendizagens e a envolver-se ativamente nelas. Neste processo o papel das famílias, do educador e auxiliares e da própria criança será primordial para que possa desempenhar um papel ativo, criativo, livre e em constante compreensão do espaço que a rodeia. O estudo seguiu a metodologia de trabalho de projeto e foi desenvolvido em contexto de creche, com um grupo crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos. A sala estava organizada por áreas específicas, característica do modelo pedagógico de High/Scope. A criação do projeto foi motivada pela observação de alguns pássaros no espaço exterior e permitiu articular as diferentes áreas do saber e as múltiplas linguagens da criança. Os instrumentos de recolha de dados centraram-se na observação, nas notas de campo, nos registos fotográficos e de áudio. Nesta idade, as ações voluntárias das crianças expressam a sua escolha espontânea, tão importantes para a construção da sua própria identidade e saberes e, por isso, a observação das suas expressões faciais, o seu bem-estar, a autoconfiança, a sua vivacidade, o entusiasmo e a vontade de participar permitiam perceber a existência de uma emersão total no projeto e nas múltiplas aprendizagens que dele decorriam.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn0102-1117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12517
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/72679pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEducação de infância
dc.subjectCreche
dc.subjectAprendizagem ativa
dc.titleO pássaro não tem boca, tem bico: Um projeto integrador da matemática na crechept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage161pt_PT
oaire.citation.issue40pt_PT
oaire.citation.startPage145pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação em Debatept_PT
oaire.citation.volume77pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Art_Angela Couto_2018.pdf
Size:
788.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: