Publication 
O pássaro não tem boca, tem bico: Um projeto integrador da matemática na creche
| dc.contributor.author | Couto, A. | |
| dc.contributor.author | Maia-Lima, C. | |
| dc.contributor.author | Felgueiras, C. | |
| dc.contributor.author | Lousada, C. | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-04T09:52:56Z | |
| dc.date.available | 2019-01-04T09:52:56Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Os primeiros anos da vida de uma criança assumem-se como fundamentais para o seu pleno desenvolvimento, numa fase em que as interações com o ambiente familiar e educativo podem encorajá-la a explorar as suas próprias aprendizagens e a envolver-se ativamente nelas. Neste processo o papel das famílias, do educador e auxiliares e da própria criança será primordial para que possa desempenhar um papel ativo, criativo, livre e em constante compreensão do espaço que a rodeia. O estudo seguiu a metodologia de trabalho de projeto e foi desenvolvido em contexto de creche, com um grupo crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos. A sala estava organizada por áreas específicas, característica do modelo pedagógico de High/Scope. A criação do projeto foi motivada pela observação de alguns pássaros no espaço exterior e permitiu articular as diferentes áreas do saber e as múltiplas linguagens da criança. Os instrumentos de recolha de dados centraram-se na observação, nas notas de campo, nos registos fotográficos e de áudio. Nesta idade, as ações voluntárias das crianças expressam a sua escolha espontânea, tão importantes para a construção da sua própria identidade e saberes e, por isso, a observação das suas expressões faciais, o seu bem-estar, a autoconfiança, a sua vivacidade, o entusiasmo e a vontade de participar permitiam perceber a existência de uma emersão total no projeto e nas múltiplas aprendizagens que dele decorriam. | pt_PT | 
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT | 
| dc.identifier.issn | 0102-1117 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12517 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT | 
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT | 
| dc.relation.publisherversion | http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/72679 | pt_PT | 
| dc.subject | Matemática | pt_PT | 
| dc.subject | Educação de infância | |
| dc.subject | Creche | |
| dc.subject | Aprendizagem ativa | |
| dc.title | O pássaro não tem boca, tem bico: Um projeto integrador da matemática na creche | pt_PT | 
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 161 | pt_PT | 
| oaire.citation.issue | 40 | pt_PT | 
| oaire.citation.startPage | 145 | pt_PT | 
| oaire.citation.title | Revista Educação em Debate | pt_PT | 
| oaire.citation.volume | 77 | pt_PT | 
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT | 
| rcaap.type | article | pt_PT | 
