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Oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e participação na comunidade de adultos apoiados nos CACI

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMaia, Mónica Silveira
dc.contributor.authorReis, Sara Cristina Morais dos
dc.date.accessioned2024-02-14T12:38:47Z
dc.date.available2024-02-14T12:38:47Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractAs oportunidades de aprendizagem ao longo da vida (ALV) para as pessoas com deficiência e incapacidade são parte integrante do direito à educação, ao envolvimento comunitário e à cidadania ativa. Enquanto resposta social de base comunitária, a atuação do CACI passa por encarar as oportunidades para a ALV como forma de mediar o percurso para a inclusão, possibilitando maior acesso aos recursos e atividades da comunidade. Apesar de constar na agenda política, este objetivo de ação tem sido pouco analisado, sobretudo quanto ao teor das oportunidades promovidas e de como se alinham com o desígnio de participação na comunidade. O presente estudo pretende descrever a vida e participação na comunidade de adultos apoiados em quatro CACI da zona Norte de Portugal, bem como, analisar as oportunidades de ALV promovidas por um destes serviços. Em particular, explorámos: (i) a frequência e o envolvimento na comunidade através de uma pesquisa por inquérito a 105 pessoas apoiadas em CACI – com a aplicação de uma versão modificada do Index do Envolvimento na Comunidade (Raynes & Sumpton, 1989, modificada por Bigby, Bould & Beadle-Brown, 2015) – e (ii) os temas, objetivos/conteúdos e estratégias constantes em sessões pedagógicas desenvolvidas num CACI por meio de uma análise documental. Para o primeiro objetivo, o estudo implicou a tradução e adaptação para Portugal da versão modificada do Index. Para o segundo objetivo utilizou-se a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) como esquema de categorização dos conteúdos constantes no planeamento das sessões pedagógicas. Os resultados obtidos reforçam que a vida e participação na comunidade destes adultos é pobre quer na frequência, quer na conectividade com a comunidade. Da análise das sessões pedagógicas realça-se o enfoque em competências relacionadas com as manualidades e com o escrever, notando-se ainda parco investimento noutras áreas importantes para a participação comunitária como são a gestão financeira e a manutenção de relacionamentos. Destaca-se ainda a necessidade das atividades apostarem no empoderamento e competências de escolha e decisão, desenvolvendo competências de auto-advocacia e a capacidade para definir objetivos pessoais e planos de ação.pt_PT
dc.description.abstractLifelong Learning (LLL) opportunities for people with disabilities are an integral part of the right to education, community engagement and active citizenship. As a community-based social response, CACI´s actions involve viewing opportunities for LLL as a way of mediating the path to inclusion, enabling greater access to community resources and activities. Despite appearing on the political agenda, this action objective has been little analysed, especially regarding the content of the opportunities promoted and how they align with the aim of participation in the community. The present study aims to describe the life and participation in the community of adults supported in four CACI in the north of Portugal, as well as to analyse the LLL opportunities promoted by one of these services. In particular, we explored: (i) attendance and involvement in the community through a survey of 105 people supported in CACI – with the application of a modified version of the Community Involvement Index (Raynes & Sumpton, 1989, modified by Bigby, Bould & Beadle-Brown, 2015) – and (ii) the themes, objectives/content and strategies contained in pedagogical sessions developed in a CACI through documentary analysis. For the first objective, the study involved the translation and adaptation of the modified version of the Index to Portugal. For the second objective, the International Classification of Functioning (ICF) was used as a scheme for categorizing the contents included in the planning of pedagogical sessions. The results obtained reinforce that the life and participation in the community of these adults is poor both in attendance and in connectivity with the community. The analysis of the pedagogical sessions highlights the focus on skills related to manual skills and writing, with little investment being noted in other areas important for community participation such as financial management and maintaining relationships. The need for activities to focus on empowerment and choice and decision-making skills is also highlighted, developing self-advocacy skills and the ability to define personal objectives and action plans.pt_PT
dc.identifier.tid203530446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25016
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectAdultos com deficiência e incapacidadept_PT
dc.subjectCentros de Atividades e de Capacitação para a Inclusão (CACI)pt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.subjectSocial inclusionpt_PT
dc.subjectAdults with disabilitiespt_PT
dc.subjectDay servicespt_PT
dc.titleOportunidades de aprendizagem ao longo da vida e participação na comunidade de adultos apoiados nos CACIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cogniçãopt_PT

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