Repository logo
 
Publication

Portefólio da Família - Um passo para a inclusão

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCadima, Joana Dias
dc.contributor.authorBastos, Maria Cláudia Almeida Pinto Bastos
dc.date.accessioned2018-05-17T14:24:59Z
dc.date.available2018-05-17T14:24:59Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo analisar a satisfação com o suporte social em pais de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA), através da implementação de um grupo de ajuda mútua. Participaram três pais e cinco mães, com idades compreendidas entre os 33 e os 42 anos de idade. Estes responderam a um conjunto de instrumentos (e.g. Ficha de Inscrição; Inventário das Percepções dos Pais Kansas; …), que permitiram caraterizar as suas necessidades e perceções. Uma vez que o principal objetivo do estudo era Implementar um grupo de ajuda mútua, dando resposta às necessidades destes pais, foi planificado e implementado um grupo de ajuda mútua nesse sentido e elaborado um portefólio da família, como ferramenta de intervenção. Os resultados obtidos permitiram verificar que a maioria dos pais ficou satisfeita com o apoio recebido. Os resultados deste estudo vêm assim reforçar a importância do suporte social na diminuição dos níveis de stress e ansiedade de pais com crianças com PEA e enfatizar a importância das intervenções no fortalecimento das redes de apoio social junto destes pais.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the relationship stress and satisfaction social support in parents of children with autism spectrum disorders ( ASD ) through the implementation of a self-help group . Three fathers and five mothers , aged between 33 and 42 years old participated . They answered a set of instruments ( eg Registration Form ; Inventory of Parental Perceptions Kansas ; ... ) , that enabled them to feature , as well as get their needs and perceptions . Since the main objective was to implement a self-help group , responding to the needs of these parents , was planned and implemented a self-help group accordingly and developed a portfolio of the family, as an intervention tool. The results obtained showed that the majority of parents were satisfied with the support received . The results of this study have thus enhance the importance of social support in decreased levels of stress and anxiety of parents with children with ASD and emphasize the importance of interventions in strengthening social support networks among these parents.pt_PT
dc.identifier.tid201918277
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11646
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectGroups of parents of children with Autism spectrum disorders (ASD)pt_PT
dc.subjectSocial Supportpt_PT
dc.subjectFamily Portfoliospt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectGrupos de pais de crianças com perturbações do espectro do Autismo (PEA)pt_PT
dc.subjectApoio Socialpt_PT
dc.subjectPortefólios da Famíliapt_PT
dc.titlePortefólio da Família - Um passo para a inclusãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaBastos_2013.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: