Repository logo
 
Publication

Da prática musical para os conceitos teóricos em Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorRibeiro, Marco António Costa
dc.date.accessioned2021-10-27T09:18:14Z
dc.date.available2021-10-27T09:18:14Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio está inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Desenvolve-se a partir da observação e da prática educativa em contexto de estágio. É, ainda, apresentado um projeto de investigação com a finalidade de perceber se a utilização de repertório, facilmente cantado, possa ser um meio mais eficaz para abordar os conceitos teóricos na disciplina de Formação Musical. O documento está organizado em três capítulos. No primeiro, é feita uma breve contextualização da disciplina de Formação Musical nos dias de hoje, assim como a breve apresentação do polo de estágio. No segundo é realizada uma reflexão sobre quatro aspetos fundamentais deste estágio: a observação, a planificação, a lecionação, e a reflexão como ferramenta de apoio aos professores. Por fim, no último capítulo inclui-se um projeto de investigação em que o tema é: “Da prática musical para os conceitos teóricos na disciplina de Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagem”, em que a metodologia qualitativa, nomeadamente a utilização de entrevistas e a análise de conteúdo, foi a escolhida. No final, como reflexão final serão apresentados os resultados obtidos.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the master’s degree in music teaching. It is developed from observation and educational practice in the context of internship. Also, a research project is presented with the purpose of undestanding if the usage of repertoire, easily sung, could be a more effective means to approach the theoretical concepts in ear training. This document is organized in three chapters. The first one has a brief contextualization of the Music Theory subject, as well as a brief presentation of the school where the internship was. In the second one, a reflexion is made regarding four fundamental aspects of this internship: observation, planning, teaching, and the reflexion as a tool to support teachers. Lastly, the third chapter includes a research project with the subject-matter "From musical practice to the theoretical concepts: the (de)construction of the musical example as a learning strategy", in which the qualitative methodology, namely the usage of interviews and content analysis, was chosen. At the end, as a final reflexion, the results obtained will be presentedpt_PT
dc.identifier.tid202806049
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18799
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectRepertóriopt_PT
dc.subjectPrática musicalpt_PT
dc.subjectDesconstruçãopt_PT
dc.subjectExemplo musicalpt_PT
dc.subjectEar training and music theorypt_PT
dc.subjectMusical examplespt_PT
dc.subjectSupervised musical trainingpt_PT
dc.titleDa prática musical para os conceitos teóricos em Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MarcoRibeiro_2018.pdf
Size:
4.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format