Publication
Da prática musical para os conceitos teóricos em Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, Jorge Alexandre | |
dc.contributor.advisor | Barros, Rosa Maria | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marco António Costa | |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T09:18:14Z | |
dc.date.available | 2021-10-27T09:18:14Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio está inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Desenvolve-se a partir da observação e da prática educativa em contexto de estágio. É, ainda, apresentado um projeto de investigação com a finalidade de perceber se a utilização de repertório, facilmente cantado, possa ser um meio mais eficaz para abordar os conceitos teóricos na disciplina de Formação Musical. O documento está organizado em três capítulos. No primeiro, é feita uma breve contextualização da disciplina de Formação Musical nos dias de hoje, assim como a breve apresentação do polo de estágio. No segundo é realizada uma reflexão sobre quatro aspetos fundamentais deste estágio: a observação, a planificação, a lecionação, e a reflexão como ferramenta de apoio aos professores. Por fim, no último capítulo inclui-se um projeto de investigação em que o tema é: “Da prática musical para os conceitos teóricos na disciplina de Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagem”, em que a metodologia qualitativa, nomeadamente a utilização de entrevistas e a análise de conteúdo, foi a escolhida. No final, como reflexão final serão apresentados os resultados obtidos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This internship report is part of the master’s degree in music teaching. It is developed from observation and educational practice in the context of internship. Also, a research project is presented with the purpose of undestanding if the usage of repertoire, easily sung, could be a more effective means to approach the theoretical concepts in ear training. This document is organized in three chapters. The first one has a brief contextualization of the Music Theory subject, as well as a brief presentation of the school where the internship was. In the second one, a reflexion is made regarding four fundamental aspects of this internship: observation, planning, teaching, and the reflexion as a tool to support teachers. Lastly, the third chapter includes a research project with the subject-matter "From musical practice to the theoretical concepts: the (de)construction of the musical example as a learning strategy", in which the qualitative methodology, namely the usage of interviews and content analysis, was chosen. At the end, as a final reflexion, the results obtained will be presented | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202806049 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18799 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Formação musical | pt_PT |
dc.subject | Repertório | pt_PT |
dc.subject | Prática musical | pt_PT |
dc.subject | Desconstrução | pt_PT |
dc.subject | Exemplo musical | pt_PT |
dc.subject | Ear training and music theory | pt_PT |
dc.subject | Musical examples | pt_PT |
dc.subject | Supervised musical training | pt_PT |
dc.title | Da prática musical para os conceitos teóricos em Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_MarcoRibeiro_2018.pdf
- Size:
- 4.99 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format