Repository logo
 
Publication

Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, José António Ribeiro da
dc.contributor.authorRibeiro, Diana João da Cunha
dc.date.accessioned2024-01-22T19:45:35Z
dc.date.available2024-01-22T19:45:35Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE), com o título Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente: os caminhos da formação do professor de 1.º e 2.º CEB, surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um dos elementos de avaliação e passaporte obrigatório para a admissão da mestranda à prova pública que corresponde ao último requisito para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1.º ciclo e nas indicadas áreas disciplinares do 2.º ciclo. Este relatório é o reflexo do caminho de enriquecimento pessoal e aprendizagem profissional, no qual a mestranda, ao longo do seu percurso formativo, teve a oportunidade de rabiscar, traçar contornos e esboços a lápis até ao momento em que esse lápis deu lugar à caneta, sempre orientada pela máxima que a caracteriza – a vontade de crescer e aprender mais. Para a sua concretização, a atitude crítica, reflexiva e investigativa norteou a sua prática pedagógica na realização das suas intervenções didáticas em sala de aula, contextualizadas e articuladas entre os dois ciclos e entre áreas de conteúdo/disciplinares. Assim, neste relatório procura-se expor atividades planificadas e executadas que espelham o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, orientado pelos princípios metodológicos de cada área, no âmbito da Supervisão Pedagógica. Por fim, e enquadrando a componente de investigação de que faz parte o trabalho do professor, pretende-se apresentar um desenho do projeto de investigação que se debruça sobre a transversalidade da Língua Portuguesa e a sua importância, em articulação com o desenvolvimento de competências de leitura, para o sucesso em outras áreas curriculares.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report (RE), with the title From scribbles in pencil to the (almost) permanent pen, appears within the scope of the Curricular Unit (UC) Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, as one of the assessment elements and mandatory passport for the admission of the master's student to the public test that corresponds to the last requirement for obtaining the Master's degree and legal qualification for teaching in the 1st cycle and in the indicated disciplinary areas of the 2nd cycle. This report is a reflection of the path of personal enrichment and professional learning, in which the master's student, throughout her training, had the opportunity to scribble, draw contours and sketches in pencil until the moment that pencil gave way to the pen, always guided by the maxim that characterizes it – the desire to grow and learn more. To achieve this, a critical, reflective and investigative attitude guided his pedagogical practice in carrying out his didactic interventions in the classroom, contextualized and articulated between the two cycles and between content/disciplinary areas. Therefore, this report seeks to expose planned and executed activities that reflect the work carried out throughout the academic year, guided by the methodological principles of each area, within the scope of Pedagogical Supervision. Finally, and framing the research component of which the teacher's work is part, we intend to present a design of the research project that focuses on the transversality of the Portuguese Language and its importance, in conjunction with the development of language skills. reading, for success in other curricular areas.pt_PT
dc.identifier.tid203476816
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24617
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectTransversalidade da Língua Portuguesapt_PT
dc.subjectCompreensão na leiturapt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectTransversality of the Portuguese Languagept_PT
dc.subjectReading Comprehensionpt_PT
dc.titleDos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Diana Ribeiro_2023.pdf
Size:
9.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: