Repository logo
 
Publication

Processo de planeamento estratégico e internacionalização

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Dias Pinto
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2017-03-16T09:37:17Z
dc.date.available2017-03-16T09:37:17Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractCom o aumento das estratégias de internacionalização têm existido um destaque em relação ao contexto empresarial. As empresas não se podem limitar a coexistir no mercado derivado à ampliação da abertura dos mercados, com o aumento da concorrência e do ritmo de inovação. As empresas cada vez mais, têm de ser capazes de reagir aos desafios que lhes são propostos e fazer frente às adversidades para a sua sobrevivência não ser colocada em causa. A internacionalização obriga que a empresa tenha as competências necessárias, para que a possibilitem diferenciar-se no mercado alvo. Nesta conjuntura, é relevante investigar de que forma a competitividade se baseia nos fatores como a marca, customização e serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objetivo desta dissertação é compreender as principais motivações e barreiras, que o empresário encontra quando pretende internacionalizar através de exportação direta para entrar no mercado argelino, bem como analisar quais as vantagens e desvantagens compreendidas quando se recorre a esta forma de entrada no mercado. Assim, optei por escolher para estudo caso a empresa do ramo de eletrotécnica com a designação de Francisco C. Diegues, S.A. Para responder a estas perguntas de investigação foi utilizado o método qualitativo, através de um estudo de caso à empresa Francisco C. Diegues, S, A, executado através de uma entrevista semiestruturada e numa recolha de informação com dados secundários, designadamente pela pesquisa de informações da Argélia, conhecimentos disponibilizados pela a empresa e pela a utilização do site racius para ter acesso à parte financeira. O estudo permitiu concluir que, no caso da Francisco C. Diegues, S. A, que se trata de uma internacionalização para um país que existe pouca informação, e que o método que optou foi o mais correto derivado ter a disponibilização financeira necessária, a experiência e ter realizado trabalhos já na localidade o que colocou com a empresa em vantagem perante outras empresas recém-chegadas.pt_PT
dc.description.abstractWith the increase of the internationalization strategies have been a highlight in relation to the business context. Companies cannot limit the derivative market to coexist in the expansion of the opening up of markets, increased competition and the pace of innovation. Increasingly, companies must be able to react to the challenges which they are proposed and cope with the adversities to his survival not be put in question. Internationalization requires that the enterprise has the necessary skills, so that to allow to differentiate the target market. At this juncture, it is important to investigate how the competitiveness is based on factors such as the brand, customization and services associated with the product, as well as collaboration agreements with other players in the market. The goal of this dissertation is to understand the main motivations and barriers, which the businessman is when you want to internationalize through direct exports to enter the Algerian market, as well as analyze what advantages and disadvantages included when you use this form of market entry. So, I decided to choose to study if the electrotechnical company with the name of Francisco c. Diegues, S.A. To answer these research questions qualitative method was used, through a case study of the company Francisco c. Diegues, S, A, run through a semi-structured interview and a collection of information with secondary data, in particular for the research of Algeria, knowledge information provided by the company and by the use of the site to access the racius financials. The study made it possible to conclude that, in the case of Francisco c. Diegues, S. The, is an internationalization for a country that there is little information, and the method chosen was the more correct derived have the provision necessary financial experience and have performed works already in the location you put with the company an advantage in the presence of other newly arrived companies.pt_PT
dc.identifier.tid201635682pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9621
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExportaçãopt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectExportpt_PT
dc.subjectInternationalizationpt_PT
dc.titleProcesso de planeamento estratégico e internacionalizaçãopt_PT
dc.title.alternativeempresa de eletrotécnica para Argéliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cláudia_Silva_MEI_2016.pdf
Size:
3.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: