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Fim do Mundo: narrativas visuais para Ópera Real

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorLeite, Luís
dc.contributor.advisorMesquita, Hugo
dc.contributor.authorCruz, Beatriz Isabel Pina Paiva Pacheco da
dc.date.accessioned2023-12-13T16:25:12Z
dc.date.available2023-12-13T16:25:12Z
dc.date.issued2023-10-16
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractO projeto Ópera Real, intitulado "Fim do Mundo", é uma obra artística de carácter multidisciplinar que une diversas equipas e divide-se em quatro atos. Nesta envolvente peça, o objetivo da componente multimédia é criar um espaço mutável, que se transforma e evolui à medida que os atos se sucedem. Com esse propósito em mente, foi considerado a inclusão de curtas animações que servem como introdução, proporcionando uma visão prévia do momento e da situação em que cada ato se desenrola. Por exemplo, um terramoto antes do primeiro ato, um incêndio antes do segundo ato e um cenário de caos apocalíptico, tal como um bombardeamento, antes do último ato. Essas animações são uma forma de transportar o espectador para o contexto e o ambiente que se seguem a esses eventos, refletindo as mudanças ocorridas no espaço onde se desenrola a narrativa. Para a concretização deste projeto, é essencial estabelecer uma clara associação entre as linguagens do teatro e da multimédia, o que implica a integração numa equipa multidisciplinar. No entanto, foram enfrentados grandes desafios, pois é necessário articular e combinar, de forma harmoniosa, as habilidades e competências de uma equipa vasta e diversificada. A colaboração de todos os membros é fundamental para garantir que a peça seja uma obra coesa, singular e não fragmentada. Cada um dos intervenientes na equipa contribui com o seu conhecimento e talento na criação de um vocabulário estético que inclui o desenvolvimento de ilustrações, desenhos e grafismos que ajudam a criar uma atmosfera visualmente impactante e cativante para o público. O principal objetivo deste projeto é a criação de animações ajustadas à cenografia para os separadores introdutórios de cada ato. Essas animações desempenham um papel crucial ao estabelecer o tom, a atmosfera e a imersão necessários para transportar o espectador para o universo da peça. Cada animação é uma janela para o mundo que se sucede, criando uma expectativa e envolvimento emocional desde o primeiro momento.pt_PT
dc.description.abstractThe Royal Opera project, entitled "End of the World", is a multidisciplinary artistic work that brings together several teams and is divided into four acts. In this engaging piece, the goal of the multimedia component is to create a mutable space, which transforms and evolves as the acts succeed each other. With this purpose in mind, consideration was given to the inclusion of short animations that serve as an introduction, providing a preview of the moment and situation in which each act unfolds. For example, an earthquake before the first act, a fire before the second act, and a scene of apocalyptic chaos, such as a bombing, before the last act. These animations are a way to transport the viewer to the context and environment following these events, reflecting the changes occurring in the space where the narrative unfolds. To accomplish this project, it is essential to establish a clear association between the languages of theater and multimedia, which implies integration in a multidisciplinary team. However, great challenges were faced, as it is necessary to harmoniously articulate and combine the skills and competencies of a large and diverse team. The collaboration of all members is fundamental to ensure that the piece is a cohesive, singular, and non-fragmented work. Each member of the team contributes their knowledge and talent in the creation of an aesthetic vocabulary that includes the development of illustrations, drawings, and graphics that help create a visually impactful and captivating atmosphere for the audience. The main goal of this project is the creation of animations for the introductory tabs of each act. These animations play a crucial role in establishing the tone, atmosphere and immersion necessary to transport the viewer into the universe of the play. Each animation is a window into the world that follows, creating expectation and emotional involvement from the very first moment.pt_PT
dc.identifier.tid203419472pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24177
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectAnimaçõespt_PT
dc.subjectDramatismopt_PT
dc.subjectCenografia digitalpt_PT
dc.subjectPessoaspt_PT
dc.subjectProjeçãopt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectArtes performativaspt_PT
dc.subjectTheaterpt_PT
dc.subjectAnimationspt_PT
dc.subjectDramapt_PT
dc.subjectDigital scenographypt_PT
dc.subjectPeoplept_PT
dc.subjectProjectionpt_PT
dc.subjectPerforming artspt_PT
dc.titleFim do Mundo: narrativas visuais para Ópera Realpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Sistemas e Media Interativospt_PT

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