Repository logo
 
Publication

A mini maratona de violoncelistas AMVP 2016

dc.contributor.advisorBarahal, Jed Anthony
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorChuaqui, Vicente
dc.contributor.authorCorreia, Ana Isabel de Oliveira
dc.date.accessioned2016-10-07T11:37:03Z
dc.date.available2016-10-07T11:37:03Z
dc.date.issued2016-07-14
dc.descriptionRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende descrever a experiência e a reflexão decorrente da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino da Música, ramo de Instrumento – Violoncelo - e o Projeto de Intervenção “ Mini Maratona de Violoncelistas AMVP”. A Prática de Ensino Supervisionada permitiu a consciencialização de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvidas na prática educativa pessoal de forma empírica e intuitiva. A reflexão consequente do estágio conduziu à ideia subjacente ao Projeto de Intervenção. O contato semanal com outro professor de violoncelo e com outros professores de instrumento (respectivamente cooperante e colegas de mestrado) permitiu a partilha de experiências pedagógicas, o que potenciou a reflexão sobre o (des)equilíbrio entre motivação e exigência. Os resultados sugerem que o trabalho desenvolvido em grupo fomenta não só o desenvolvimento técnico e a motivação como o espírito identitário de uma classe de violoncelo. O estágio contribuiu para um desenvolvimento profissional, nomeadamente no que se refere a um ensino de violoncelo mais atento às especificidades de cada aluno e que não ignora o potencial da aprendizagem em grupo e, ainda, despertou a necessidade de colaboração entre pares no ensino.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes the experience and reflections resulting from the Supervised Teaching Practice of the Master course in Music Education, branch of Performance Teaching - Violoncello. It also contains the report of the Intervention Project “Mini Maratona de Violoncelistas AMVP”. The Supervised Teaching Practice enabled the awareness of methodologies and teaching strategies developed intuitively and empirically in the personal teaching practice. A self-reflection during the internship led to the underlying idea of the Intervention Project. Weekly meetings with other cello teacher (the cooperating teacher) and colleagues in the Master course gave rise to a fruitfull sharing of pedagogic experiences. This pointed to the subject of the balance between motivation and high demand level when teaching a musical instrument. The results suggest that group work promotes both technical expertise and motivation, and it also increases the identity of the violoncello class. This internship had a crucial effect on the professional development: it promoted a cello teaching practice more directed by the individual characteristics of each student, but also the potencial of group work. Finally it made clear the importance of collaboration among peers (teachers and students).pt_PT
dc.identifier.tid201241471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8527
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino vocacional da músicapt_PT
dc.subjectAprendizagem em grupopt_PT
dc.subjectColaboração entre parespt_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectMusic education
dc.subjectGroup learning
dc.subjectPeer colaboration
dc.subjectCello
dc.titleA mini maratona de violoncelistas AMVP 2016pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaCorreia_2016.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: