Publication
Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formação
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Queiroz Canha, Manuel Bernardo | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T12:00:42Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T12:00:42Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Durante a prática educativa supervisionada (estágio pedagógico), professores e educadores em formação inicial rentabilizam e (re)constroem, na experimentação da vivência profissional no terreno, teorias e práticas desenvolvidas ao longo de um período anterior, em espaço e em contexto académicos. Assume-se, pois, como um importante momento em que a dinâmica formativa se alarga, integrando, num processo desejavelmente articulado, a instituição formadora de ensino superior, estabelecimentos do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar cooperantes, supervisor da instituição formadora e supervisor cooperante.Trata-se, metodologicamente, de um estudo de caso na variante multicaso, com procedimentos de análise eminentemente qualitativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, P., & Canha, B. (2017). Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formação. In L. G. Correira, R. C. Leão, & S. Poças (orgs.), O Tempo dos Professores (pp. 355-372). Porto: CIIE. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22704 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 372 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 355 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.familyName | Queiroz Canha | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Manuel Bernardo | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6991-0940 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7bb6bfa7-d3a9-4e3f-b0ad-1e868fb434bf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |