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Inteligência artificial nas empresas - perceção e expetativas dos indivíduos

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A inteligência artificial é uma das ferramentas mais promissoras da atualidade. Nas empresas, a utilização da inteligência artificial tem vindo a revolucionar as suas operações, aumentando a sua eficiência e impulsionado a inovação. No entanto, a sua adoção pode gerar diversas questões éticas, sociais e económicas que precisam de atenção e reflexão. A presente dissertação pretende explorar a perceção e as expetativas da população relativamente à adoção da inteligência artificial nas empresas. Foi realizada uma revisão de literatura onde foram abordados os principais conceitos associados à inteligência artificial, bem como uma breve revisão da sua evolução. Abordou-se também um pouco sobre a aplicação da inteligência artificial nas empresas bem como alguns dos desafios à sua adoção. Existe também um tópico destinado a abordar a regulamentação e diretrizes existentes no âmbito de utilização da Inteligência Artificial pelas empresas e por fim, um tópico destinado à apresentação dos aspetos éticos e sociais da inteligência artificial. Nesta investigação foi realizado um estudo exploratório através do desenvolvimento de um inquérito por questionário, sendo que a informação obtida foi analisada através de metódos descritivos. Concluíu-se que a maioria dos participantes do estudo veem a inteligência artificial como uma tecnologia promissora, mas com preocupações como a privacidade e segurança dos dados e a perda de empregos, destacando a importância de transparência e regulamentação para garantir seu uso responsável.
Artificial intelligence is one of today's most promising tools. In companies, the use of artificial intelligence has revolutionised their operations, increasing efficiency and driving innovation. However, its adoption can generate a number of ethical, social and economic issues that need attention and reflection. This dissertation aims to explore people's perceptions and expectations regarding the adoption of artificial intelligence in companies. A literature review was carried out, covering the main concepts associated with artificial intelligence, as well as a brief review of its evolution. It also looked at the application of artificial intelligence in companies, as well as some of the challenges to its adoption. There is also a topic on existing regulations and guidelines for the use of artificial intelligence by companies, and finally a topic on the ethical and social aspects of artificial intelligence. In this research, an exploratory study was carried out using a questionnaire survey, and the information obtained was analysed using descriptive methods. It was concluded that the majority of participants in the study see artificial intelligence as a promising technology, but with concerns such as data privacy and security and the loss of jobs, highlighting the importance of transparency and regulation to guarantee its responsible use.

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Inteligência artificial Ética Empresas Impacto social Artificial intelligence Companies Ethic Social impact

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