Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorLeite, Ana Isabel Nogueira
dc.date.accessioned2018-01-05T12:02:30Z
dc.date.available2018-01-05T12:02:30Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO relatório de estágio, documento exposto, foi realizado no decorrer da última etapa do processo de formação do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, e integra as práticas desenvolvidas no seu âmbito bem como a reflexão crítica sobre as mesmas. A Prática Educativa Supervisionada possibilitou a experimentação de vivências do profissional de perfil duplo, para isto contribuiu a metodologia de investigação, metodologia de investigação-ação, em que esteve assente toda a prática, favorecendo a construção de aprendizagens por parte da formanda e o desenvolvimento de estratégias decorrentes da reflexão em díade e em tríade. Os processos inerentes à metodologia anteriormente mencionada, observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, apresentaram-se como essenciais na construção de novas práticas contextualizadas e inovadoras. Estas últimas resultantes da formação interativa e reflexiva e do equilíbrio entre a ação e a reflexão. Privilegiou-se o desenvolvimento de atividades e projetos que possibilitassem o desenvolvimento holístico das crianças com base na criação de ambientes educacionais que elevassem as relações estabelecidas e as interações entre as mesmas, considerando paradigmas instituídos na perspetiva socio construtivista da educação. O processo de formação permitiu, assim, à formanda construir o seu saber e o saber fazer de forma holística, pessoal e crítica, uma vez que viabilizou a construção de novos saberes baseada em conhecimentos prévios construídos em momentos anteriores da formação e a sua interface com a prática.pt_PT
dc.description.abstractThe internship report, document exposed, was completed during the last phase of the graduating process of the Masters on Pre-School Education and Primary Teaching and integrates both the practices developed and their discussion. Supervised Educational Practice enabled the trial of double profile professional experiences. This endeavor had the contribution of research methodology, research-action methodology, on which all the practice was based, favoring the construction of knowledge by the graduate student and the development of dyad and triad discussion strategies. The research inherent processes, observation, planning, action, evaluation and discussion, presented themselves as essential to the construction of new contextualized and innovative practices resulting from interactive and reflexive training and the balance between action and discussion. There was a preference for activities and projects that allowed the holistic development of children, based on the creation of educational environments that elevated the relationships established and their interactions, considering the paradigms of a socio-constructive perspective of education. The graduating process made it possible to the graduate student to build her knowledge and know-how in a holistic, personal and critical way, once it allowed the construction of new learnings based on previous guidelines cemented during her formation and its complement with practicept_PT
dc.identifier.tid201832909
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10693
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectParadigma socio construtivistapt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectResearchaction methodologypt_PT
dc.subjectSocio-constructive paradigmpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Leite_2017.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: