Repository logo
 
Publication

O futuro incerto da profissão certa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorFelícia, Leonel Filipe Baptista Guedes
dc.date.accessioned2024-01-19T11:04:36Z
dc.date.available2024-01-19T11:04:36Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, conforme Decreto-lei 79/2014, de 14 de Maio. Tem como objetivo descrever e analisar critica e reflexivamente o processo da formação do mestrando durante a PES. Na elaboração deste RE, foram revisitados e mobilizados os pressupostos teóricos e legais que suportam a construção da profissionalidade docente, descritas e refletidas criticamente as práticas educativas que cresceram num ciclo da supervisão de observação, planificação, ação e reflexão, sendo que se valorizou a metodologia de investigação-ação no sentido da transformação das práticas com efeito nos saberes profissionais: científicos, pedagógicos e didáticos, técnicos e experienciais. O processo ocorreu num paradigma de c o construção de saberes com o par de formação, as professoras cooperantes e supervisores institucionais. Envolveu o contexto de Ensino do 1º CEB e de 2º CEB num Agrupamento de Escolas da zona limítrofe do Porto. Foram desenvolvidas regências no 1º CEB e no 2º CEB, um projeto de intervenção e um de investigação. Este último projeto pretendeu responder à questão: "De que modo a metodologia Happy Code permite desenvolver capacidades de resolução de problemas num ambiente gamificado?". Este mestrado pautou-se pelo rigor na área da docência e das didáticas contribuindo para a formação de um professor de duplo perfil que responde ao desafio do professor do século XXI.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report (RE) arises under the curricular unit (UC) of Supervised Teaching Practice (PES), inserted in the study plan of the Master's Degree in Teaching of 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in 2nd CEB, according to Decree-Law 79/2014 of 14 May. lt aims to describe and critically and reflectively analyze the process of the master's student's training during the SEP. In the development of this RE, the theoretical and legal assumptions that support the construction of teaching professionalism were revisited and mobilized, and the educational practices that grew in a supervisory cycle of observation, planning, action and reflection were described and critically reflected upon, and the action research methodology was valued in arder to transform practices with an effect on professional knowledge: scientific, pedagogical and didactic, technical and experiential. The process took place within a paradigm of co-construction of knowledge with the training pair, the cooperating teachers and the institutional supervisors. lt involved the 1st and 2nd cycle teaching context in a Schools Grouping in the area around Porto. The students were given lessons in the 1st and 2nd cycles and developed an intervention project and a research project. This last project aimed to answer the question: "How does the Happy Code methodology allows the development of problem-solving skills in a gamified environment? This master's degree was marked by rigour in the area of teaching and didactics, contributing to the training of a teacher with a double profile that responds to the challenge of the 21stcenturyteache~pt_PT
dc.identifier.tid203478509
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24550
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectlnvestigação-açãopt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectHappyCodept_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.titleO futuro incerto da profissão certapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Leonel Felícia_2023.pdf
Size:
38.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: