Publication
Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
dc.contributor.author | Souza, Fabiana | |
dc.contributor.author | Melo, Isabel | |
dc.contributor.author | Coelho, Maria João | |
dc.contributor.author | Quadros-Flores, Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T10:27:30Z | |
dc.date.available | 2020-04-02T10:27:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | As mudanças atuais impõem que a escola e as práticas educativas se reconfigurem para responderem às exigências destes tempos de imprevisibilidade e mutação. Este artigo pretende compreender como podem as práticas educativas contribuir para a compreensão da realidade e o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios do século XXI. Optou-se por um estudo de caso, relevando práticas reais num contexto educativo que envolve uma turma de 3º ano, e por uma metodologia qualitativa (focus group) que permite ouvir as vozes das crianças, do professor cooperante e das futuras professoras responsáveis pelas práticas educativas. Recorreu-se à análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados. Foram planeadas duas práticas educativas sustentadas na metodologia de trabalho de projeto, incluindo tecnologia digital emergente. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada e os recursos selecionados permitiram uma observação atenta do contexto e a mobilização da informação na construção de conhecimento curricular acrescentando valor ao tema explorado, além de que facilitou a articulação curricular, o desenvolvimento de competências do perfil do aluno e permitiu a intervenção solidária da turma num contexto próximo que envolveu a comunidade local. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34630/sensos-e.v6i2.3482 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-1432 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15705 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Realidade | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_PT |
dc.subject | Articulação curricular | pt_PT |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual” | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 159 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sensos-e | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |