Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art3_Flores Paula_2019.pdf2.56 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As mudanças atuais impõem que a escola e as práticas educativas se reconfigurem para responderem às exigências destes tempos de imprevisibilidade e mutação. Este artigo pretende compreender como podem as práticas educativas contribuir para a compreensão da realidade e o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios do século XXI. Optou-se por um estudo de caso, relevando práticas reais num contexto educativo que envolve uma turma de 3º ano, e por uma metodologia qualitativa (focus group) que permite ouvir as vozes das crianças, do professor cooperante e das futuras professoras responsáveis pelas práticas educativas. Recorreu-se à análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados. Foram planeadas duas práticas educativas sustentadas na metodologia de trabalho de projeto, incluindo tecnologia digital emergente. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada e os recursos selecionados permitiram uma observação atenta do contexto e a mobilização da informação na construção de conhecimento curricular acrescentando valor ao tema explorado, além de que facilitou a articulação curricular, o desenvolvimento de competências do perfil do aluno e permitiu a intervenção solidária da turma num contexto próximo que envolveu a comunidade local.

Description

Keywords

Práticas educativas Trabalho de projeto Realidade Tecnologia digital Articulação curricular 1º Ciclo do Ensino Básico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Altmetrics