Publication
O impacto do uso de imagens com elementos da Natureza no estudo das Isometrias e Simetrias no 2.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho | |
dc.contributor.author | Silveira, Andreia Patrícia Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T13:57:15Z | |
dc.date.available | 2021-09-27T13:57:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | A presente investigação segue uma metodologia qualitativa e centra-se num estudo de caso, com o intuito de averiguar as possíveis potencialidades do uso das imagens com elementos da Natureza no ensino das Isometrias no 6.º ano de escolaridade, privilegiando a interdisciplinaridade entre a Matemática e as Ciências da Natureza e, assim, progredindo para a articulação da Matemática com o meio que nos rodeia. O presente estudo tem como objetivos: diagnosticar as dificuldades encontradas na preparação e na lecionação do subdomínio das Isometrias; enumerar algumas atitudes metodológicas usadas pelos professores para o ensino das Isometrias; promover o uso das imagens com elementos da Natureza no ensino das Isometrias; verificar se o uso das imagens com elementos da Natureza é uma prática corrente para o ensino do subdomínio das Isometrias e evidenciar possibilidades de consciencialização da importância do rigor matemático por exploração de elementos reais da Natureza, tendo consciência da eventual imperfeição dos elementos reais. Pretendemos dar respostas às questões de investigação: (1) Que dificuldades são frequentemente sentidas pelos professores na preparação e na lecionação do subdomínio das Isometrias?; (2) Quais as estratégias utilizadas pelos docentes para colmatar as dificuldades encontradas na lecionação do subdomínio das Isometrias?; (3) Poderão as imagens com elementos da Natureza ser um recurso motivador e/ou facilitador no ensino do subdomínio das Isometrias?. Para tal, como técnicas de recolha de dados, desenvolvemos uma entrevista a quatro docentes (duas docentes de quadro e duas docentes contratadas, que se encontram a orientar explicandos do 6.º ano de escolaridade); uma pré-entrevista; uma Intervenção Didática com três momentos distintos e uma pós entrevista, a alunos do 6.º ano de escolaridade. Com os alunos será, ainda, utilizada a observação não participante e participante.O domínio de conteúdo dominante é a Geometria e o subdomínio em estudo são as Isometrias. Todos os participantes terão um papel ativo, sobretudo os alunos, durante a Intervenção Didática, construindo e/ou reforçando o seu conhecimento. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio, fotografias, registos da professora investigadora e fotografias e desenhos elaborados pelos alunos. Os resultados obtidos com o presente estudo revelam as dificuldades e estratégias encontradas pelos professores no ensino das Isometrias no atual Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB), no 6.º ano de escolaridade e os contributos que as imagens com elementos da Natureza para a prática docente no ensino das Isometrias, incluindo envolver e motivar os alunos para a aprendizagem Matemática | pt_PT |
dc.description.abstract | This research project follows a qualitative methodology and focus on a case study, with the intention of finding out possible potentialities of using images with elements of Nature in teaching Isometries to sixth graders, privileging the interdisciplinarity between Mathematics and Natural Science, and thus progressing to relating Mathematics to our surroundings. The objectives of this study are: to diagnose the difficulties found in preparing and teaching the sub-area of Isometries; to enumerate some methodological attitudes used by teachers in teaching Isometries; to promote the use of images with elements of Nature in teaching Isometries; to verify if the use of images with elements of Nature is a current practice in teaching the sub-area of Isometries, and to demonstrate possible ways to raise awareness of the importance of mathematical rigor through the exploration of real elements of Nature, while being aware of the eventual imperfection of those real elements. We intend to give answers to the investigative questions: (1) What difficulties are frequently felt by teachers in preparing and teaching the sub-area of Isometries?; (2) What strategies are used by teachers to overcome the difficulties found in teaching the sub-area of Isometries?; (3) Could images with elements of Nature be a motivating and/or facilitating resource in teaching the sub-area of Isometries?. Hence, as data collection techniques, we have developed an interview to four teachers (two permanent teachers and two temporary teachers, who are presently teaching sixth graders); a pre-interview; a Didactic Intervention with three different moments and a post-interview to sixth grade students. With students, we will also use the non-participant and participant observation. The dominant area is Geometry and the sub-area in study are Isometries. All participants will have an active role, especially students, during the Didactic Intervention, thus developing and/or reinforcing their knowledge. All data were gathered by audio recordings, photographs, written records by the researcher teacher, as well as photographs and drawings made by the students. viii The results obtained by this research project reveal the difficulties and the strategies found by teachers in Isometries teaching in the scope of the current Basic Education Mathematics Program, in sixth grade, as well as the contribution of the images with elements of Nature to the teaching practice as far as Isometries are concerned, including to involve and to motivate students to learn Mathematics. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202768490 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18567 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ciências | pt_PT |
dc.subject | Didática | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Isometrias | pt_PT |
dc.subject | Simetrias | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Mathematics | pt_PT |
dc.subject | Natural science | pt_PT |
dc.subject | Didactics | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_PT |
dc.subject | Isometries | pt_PT |
dc.subject | Symmetries | pt_PT |
dc.subject | Nature | pt_PT |
dc.subject | Basic Education | pt_PT |
dc.title | O impacto do uso de imagens com elementos da Natureza no estudo das Isometrias e Simetrias no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Andreia Silveira_2016.pdf
- Size:
- 5.13 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format