Publication
A realidade aumentada no contexto museológico: o caso dos Museus de Portugal
datacite.subject.fos | Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, António José Abreu da | |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Ana Paula Camarinha | |
dc.contributor.author | Leite, Helena Salomé da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T11:57:41Z | |
dc.date.available | 2024-01-17T11:57:41Z | |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.description.abstract | A Realidade Aumentada pertence às tecnologias que incorporam a Indústria 4.0 e é utilizada com muita frequência pelas organizações de diferentes áreas de atuação. No contexto museológico internacional, a RA tem vindo a ser mais aplicada, no entanto, no caso específico de Portugal, existe ainda uma grande escassez no que toca à implementação desta tecnologia. O principal objetivo desta investigação foi determinar quais são os fatores de influência no sucesso ou no insucesso da implementação de Realidade Aumentada nos museus. A investigação teve como base um grupo de 5 museus portugueses, sob tutela da Direção Regional da Cultura do Norte, que integraram um projeto de implmenetação da Realidade Aumentada. De forma a cumprir com o objetivo do estudo foi utilizada a metodologia de estudo de casos múltiplos e o método de inquérito por entrevista. Após a recolha de dados, os mesmos foram tratados e apresentados e procedeu-se ao estudo qualitativo com recurso à análise descritiva e comparativa, com base na análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os fatores de maior influência no sucesso ou insucesso da implementação de RA nos museus são a tecnologia de rede, a formação dos recursos humanos e os custos associados à RA. As conclusões deste estudo lançam luzes sobre a complexidade associada à integração da tecnologia de RA no contexto museológico, evidenciando, ainda, os motivos pelos quais a duração de projetos de RA em museus portugueses é tão curta. Estas perceções fornecem uma base para esforços futuros no aproveitamente da RA para melhorar as experiências museológicas, ao mesmo tempo que enfatizam a importância de uma compreensão abrangente dos desafios contextuais e das considerações envolvidas em tais implementações. | pt_PT |
dc.description.abstract | Augmented Reality belongs to the technologies that embody Industry 4.0 and is used very frequently by organisations in different fields. In the international museum context, AR has been more widely applied, but in the specific case of Portugal, there is still a great lack of implementation of this technology. The main objective of this investigation was to determine what factores influence the success or failure of the implementation of Augmented Reality in museums. The investigation was based on a group of 5 Portuguese museums, under the supervision of the Direção Regional da Cultura do Norte, which were part of a project to implement Augmented Reality. In order to fulfil these objectives, the multiple case study methodology and the interview survey method were used. After collecting the data, they were processed and presented and a qualitative study was carried out using descriptive and comparative analysis, based on content analysis. The results showed that the factors that most influence the success or failure of implementing AR in museums are network technology, human resource training and the costs associated with AR. The conclusions of this study shed light on the complexity associated with integrating AR technology into the museum context, and also hilight the reasons why the duraction of the project in the different museums was so short. These insights provide a basis for future efforts to harness AR to enhance museum experiences, while emphasising the importance of a comprehensive understanding of the contextual challenges and considerations involved in such implementations. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203467957 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24509 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Realidade aumentada e virtual | pt_PT |
dc.subject | Museus de Portugal | pt_PT |
dc.subject | Implementação | pt_PT |
dc.subject | Desafios | pt_PT |
dc.subject | Insusesso | pt_PT |
dc.subject | Indústria 4.0 | pt_PT |
dc.subject | Tranformação digital | pt_PT |
dc.subject | Augmented and virtual reality | pt_PT |
dc.subject | Implementation | pt_PT |
dc.subject | Digital transformation | pt_PT |
dc.subject | Challenges | pt_PT |
dc.subject | Failure | pt_PT |
dc.subject | 4.0 Industry | pt_PT |
dc.title | A realidade aumentada no contexto museológico: o caso dos Museus de Portugal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Negócio Eletrónico | pt_PT |