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Reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática
| dc.contributor.author | Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-11T14:06:17Z | |
| dc.date.available | 2019-06-11T14:06:17Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | Resumo A identidade profissional (IP) é entendida como um processo dinâmico e evolutivo, (re)construído em interação (Dubar, 1997; Mead, 1962), que congrega duas dimensões: a individual e a coletiva (Lopes, 2007; Stets & Burke, 2000). A dimensão coletiva envolve a partilha de significados e de representações sociais no interior de comunidades de prática (CoP) (Wenger, 1998), onde se estabelecem práticas comunicacionais favoráveis à reconstrução da IP durante a formação. O presente estudo visa compreender a influência do contexto de estágio na formação dos futuros professores, tendo em conta as perspetivas discursiva e de afinidade propostas por Gee (2001), o conceito de CoP desenvolvido por Wenger (1998) e o entendimento partilhado por Clandinin e colegas (2006) e por Sfard e Prusak (2005), de que a (re)construção da identidade docente poderá ser interpretada através de narrativas ou autodiálogos. O principal objetivo é compreender o modo como os estagiários aprendem a ser professores em CoP e como é que a própria CoP evolui para os apoiar no seu esforço de desenvolvimento pessoal e profissional, sob o olhar interno do professor cooperante, num cruzamento de perspetivas entre formador e formandos. Utiliza uma metodologia qualitativa, com recurso a grupo focal, entrevistas individuais e diários de bordo. Concluiu-se que o processo de estágio transformou os modos de ser e de agir dos formandos, razão pela qual a importância atribuída ao funcionamento da CoP transcendeu o processo através do qual cada estagiário aprendeu a ser professor. Tratou-se de uma aprendizagem coletiva, em que todos contribuíram para a co-construção da identidade da própria CoP. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8471-26-0 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/13951 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) | pt_PT |
| dc.subject | Identidade docente | pt_PT |
| dc.subject | Autoetnografia | pt_PT |
| dc.subject | Comunidade de prática | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
| dc.title | Reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 88 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 71 | pt_PT |
| oaire.citation.title | O Tempo dos Professores | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
