Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorPaulo, Inês Isabel Lopes
dc.date.accessioned2016-11-02T12:45:46Z
dc.date.available2016-11-02T12:45:46Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório de Estágio, realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, pretende apresentar o processo formativo da mestranda relevando competências profissionais e pessoais desenvolvidas ao longo dos dois anos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e que constituíram um eixo fundamental para a construção da profissionalidade docente. Neste contexto, o relatório espelha a mobilização de um quadro teórico conceptual e legal que sustentou a prática educativa e denuncia novos conhecimentos construídos pela formanda e que se tornaram fundamentais para traçar o seu perfil profissional. Além disso, revela a metodologia que apoiou todo este crescimento profissional, permitindo a transformação da prática pedagógica e um melhoramento contínuo da sua profissionalidade. Ressalva, ainda, a prática pedagógica em díade, cujo contributo foi fundamental para um aperfeiçoamento e aprofundamento de saberes em contexto real. Note-se que o processo reflexivo de modo colaborativo permite, efetivamente, um reforço nas relações, um olhar crítico sobre a prática e a construção de um conhecimento mais abrangente. Deste modo, mostra-se que este mestrado permite o desenvolvimento pessoal e profissional de futuros educadores e professores do 1º CEB, contribuindo para a construção de um perfil docente pró-ativo, reflexivo e investigador.pt_PT
dc.description.abstractThis stage report, carried out under the Curricular Units Supervised Pedagogical Practice in Pre-School Education and Training of the 1st CEB, intends to present the training process of the Master's degree emphasizing professional and personal skills developed over the two-year Master of Pre School Education and 1st cycle of basic education which constituted a fundamental axis for the construction of the teaching profession. In this context, the report reflects the mobilization of a conceptual and legal theoretical framework that supported the educational practice and denounces new knowledge built by the trainee and became fundamental to trace her professional profile. Moreover, it shows the methodology that supported all this professional growth, enabling the transformation of pedagogical practice and continuous improvement of professionalism. It enhances, in addition, pedagogical practice in dyad, whose contribution was fundamental for the development and deepening of knowledge in a real context. Note that the reflective process collaboratively allows, in effect, an increase in relations, a critical look at the practice and the construction of a more comprehensive knowledge. Thus, it is shown that this master allows the personal and professional development of future educators and teachers of the 1st CEB, contributing to building a proactive teacher profile, reflective and researcher.pt_PT
dc.identifier.tid201275627
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8593
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectdesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.subjectconceção de professorpt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjectteacher professional developmentpt_PT
dc.subjectteacher designpt_PT
dc.subjectteaching practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_InêsPaulo_2015.pdf
Size:
1.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: