Repository logo
 
Publication

Afetividade entre professores e alunos como factor estratégico para enfrentamento da evasão na EJA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Daniela de Barros Pinto
dc.contributor.authorMacedo, Tatiana Antunes
dc.date.accessioned2018-01-09T15:06:29Z
dc.date.available2018-01-09T15:06:29Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO enfrentamento da evasão na Educação de Jovens e Adultos foi a temática desenvolvida nesta investigação. A problemática central que dirigiu as preocupações da pesquisa foi tentar compreender a importância da afetividade no relacionamento entre docentes e discentes no enfrentamento da evasão. Justifica-se o recorte da pesquisa porque inúmeras publicações evidenciam como recorrente a desistência dos alunos da EJA, enquanto poucas estudaram a resistência à evasão. Colocou-se sob investigação, portanto, a hipótese de que a presença de vinculação afetiva na relação entre educadores e estudantes, na EJA, pesa fortemente nas decisões de permanência e continuidade por parte dos estudantes. Mediante tais norteamentos, o objetivo geral do trabalho girou em torno da investigação sobre a efetividade dos referidos vínculos afetivos diante dos casos de evasão entre os alunos da EJA. O método foi qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, completada com uma fase empírica, realizada através de entrevistas com alunos e professores da EJA, numa escola pública de Saquarema/RJ/Brasil. Os achados da investigação mostraram que a correlação colocada como hipótese mostrou-se de fato procedente.pt_PT
dc.description.abstractThe confrontation of evasion in the Education of Young and Adults was the theme developed in this investigation. The central issue that addressed the research concerns was to try to understand the importance of affectivity in the relationship between teachers and students in coping with avoidance. The research cut is justified because numerous publications show that the dropout of EJA students is a recurrent problem, while few have studied resistance to avoidance. Therefore, the hypothesis was that the presence of affective linkage in the relationship between educators and students in the EJA, strongly weighs on the decisions of permanence and continuity on the part of the students. Through these guidelines, the general objective of the work revolved around the investigation of the effectiveness of these affective bonds in the cases of evasion among the students of the EJA. The method was qualitative, based on bibliographic research, completed with an empirical phase, carried out through interviews with students and teachers of EJA, in a public school in Saquarema / RJ / Brazil. The findings of the investigation showed that the correlation hypothesis was indeed valid.pt_PT
dc.identifier.tid201836149
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10721
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectResistência à evasãopt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectVínculo afetivopt_PT
dc.subjectEJApt_PT
dc.subjectResistance to evasionpt_PT
dc.subjectPedagogical relationshippt_PT
dc.subjectAffective bondpt_PT
dc.titleAfetividade entre professores e alunos como factor estratégico para enfrentamento da evasão na EJApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_TatianaMacedo_2017.pdf
Size:
1020.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: