Repository logo
 
Publication

A cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorGonzaga, Katia
dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.date.accessioned2025-07-25T13:21:13Z
dc.date.available2025-07-25T13:21:13Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractCabe à Universidade e à Escola, enquanto instituições de formação inicial e contínuada de professores, repensar as formas de ensinar e aprender, potencializando um movimento de inovação pedagógica da nova geração, para compreender e superar os desafios e problemas locais e globais. Neste sentido esse estudo tem como objetivo trazer reflexões sobre a prática da cultura maker, como ferramenta e pedagogia do movimento de inovação pedagógica, contribuindo para a resolução de problemas societais, na perspectiva sustentável, como propõe a Educação 5.0. A metodologia utilizada foi a teórica bibliográfica com revisão narrativa (Rother, 2007), cuja análise da literatura, é da interpretação crítica pessoal das autoras, a partir de seus repertórios investigativos e práticos. O estudo permitiu concluir que a cultura e metodologia maker, enquanto abordagem educativa, pode apoiar a mudança pedagógica que tanto se busca no sentido de um currículo humanista, visando a aprendizagem criativa, ativa, interativa, inovadora, interdisciplinar, inclusiva, equitativa, sustentável e no sentido de habilidades, atitudes e valores.por
dc.description.abstractIt is up to the University and the School, as institutions of initial and continued teacher training, to rethink the ways of teaching and learning, enhancing a movement of pedagogical innovation of the new generation, to understand and overcome local and global challenges and problems. In this sense, this study aims to bring reflections on the practice of maker culture, as a tool and pedagogy of the pedagogical innovation movement, contributing to the resolution of societal problems, in a sustainable perspective, as proposed by Education 5.0. The methodology used was bibliographic theory with narrative review (Rother, 2007), whose literature analysis is the authors' critical interpretation, based on their investigative and practical repertoires. The study allowed us to conclude that the maker culture and methodology, as an educational approach, can support the pedagogical change that is so sought towards a humanistic curriculum, aiming at creative, active, interactive, innovative, interdisciplinary, inclusive, equitable, sustainable learning and in the sense of skills, attitudes, and values.eng
dc.identifier.citationGonzaga, K., Graça, V., & Quadros-Flores, P.(2024). A cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva.Dialogia, 50, 1-19, e27733. e-ISSN: 1983-9294. https://doi.org/10.5585/50.2024.27733
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/50.2024.27733
dc.identifier.issn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30245
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectFormação inicial e continuada de professores
dc.subjectCultura e metodologia maker
dc.subjectInovação pedagógica
dc.subjectInclusão escolar
dc.titleA cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusivapor
dc.title.alternativeMaker culture and methodology in teacher education: a creative, interdisciplinary, innovative, sustainable and inclusive proposaleng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage19
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleDialogia
oaire.citation.volume50
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamePereira Gonzaga
person.familyNameDias Graça
person.familyNameQuadros-Flores
person.givenNameKatia Valeria
person.givenNameVânia Gabriela
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-id9011-77BB-BABE
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.ciencia-id1C17-4863-7623
person.identifier.orcid0000-0001-8351-9614
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
relation.isAuthorOfPublication4c883869-304e-4479-8a44-dae44b1026d5
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication61827e33-ea3b-48c2-b706-e2f2766af498
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c883869-304e-4479-8a44-dae44b1026d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_KátiaGonzag_2024.pdf
Size:
483.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: